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SSAB anuncia vencedor do Swedish Steel Prize 2023

Green Buffers foi reconhecido por solução para absorver impacto em colisões de trens

Assessoria de Imprensa

31/05/2023 08h26 | Atualizada em 31/05/2023 14h18


A empresa sueca Green Buffers foi a vencedora do Swedish Steel Prize 2023. O prêmio reconhece o uso altamente sofisticado de aços de alta resistência na absorção de energia para tornar os trens mais seguros e econômicos.

A cerimônia de premiação foi realizada em Estocolmo, na Suécia, no dia 11 de maio.

"Esse sistema utiliza perfis de aço de alta resistência para dissipar a energia de uma colisão de trens de maneira controlada", explica Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e chefe de pesquisa e inovação da SSAB.

“Sua nova geração de tecnologias de acoplam

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A empresa sueca Green Buffers foi a vencedora do Swedish Steel Prize 2023. O prêmio reconhece o uso altamente sofisticado de aços de alta resistência na absorção de energia para tornar os trens mais seguros e econômicos.

A cerimônia de premiação foi realizada em Estocolmo, na Suécia, no dia 11 de maio.

"Esse sistema utiliza perfis de aço de alta resistência para dissipar a energia de uma colisão de trens de maneira controlada", explica Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e chefe de pesquisa e inovação da SSAB.

“Sua nova geração de tecnologias de acoplamento possibilita a criação de soluções sofisticadas com design sob medida, que salvarão vidas e reduzirão custos", completa.

Os padrões de segurança de gerenciamento de colisões de trens ainda são baseados em tecnologia da década de 60 ou 70, e mesmo acidentes leves resultam em descarrilamentos.

Inspirados na indústria automotiva, o CEO Roger Danielsson e seus colegas da Green Buffers desenvolveram um sistema de dissipação de energia baseado em aços de alta resistência.

O sistema passivo consiste em doze unidades deformáveis montadas nas interfaces de acoplamento ao longo de todo o trem.

Em uma colisão, os perfis de aço Strenx 700 MC instalados nas unidades dobram-se como um acordeão, absorvendo o impacto do choque em menos de um segundo.

Ao evitar a força de pico inicial e minimizar todas as outras forças, a energia de uma eventual colisão é distribuída de maneira controlada.

"Ao contrário dos carros, praticamente todas as colisões de trens são frontais", argumenta Roger Danielsson. “Isso confere uma importância enorme ao nosso sistema."

Para melhorias futuras, as unidades de absorção de energia podem ser fornecidas com sensores, de modo a fornecer ainda mais informações sobre a absorção de energia.

Os demais homenageados da edição de 2023 incluem as empresas DigJim (Noruega), Gestamp (Espanha), Levistor (Grã-Bretanha) e ZOOZ (Israel, em nomeação compartilhada).

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