Portos e Navios
06/09/2022 17h06
A Santos Port Authority (SPA) publicou no início da semana o edital de chamamento público para a identificação de interessados em constituir a cessionária que administrará a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), cujo projeto foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em julho.
O titular do contrato de cessão será responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento pelo prazo de 35 anos e terá de realizar investimentos da ordem de R$ 891 milhões, a maior parte nos primeiros cinco anos.
A capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos e
...A Santos Port Authority (SPA) publicou no início da semana o edital de chamamento público para a identificação de interessados em constituir a cessionária que administrará a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), cujo projeto foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em julho.
O titular do contrato de cessão será responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento pelo prazo de 35 anos e terá de realizar investimentos da ordem de R$ 891 milhões, a maior parte nos primeiros cinco anos.
A capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos está próxima da saturação, com 94% de utilização. Além disso, precisa ser expandida para dar vazão com eficiência à movimentação futura, cuja projeção é dobrar no prazo de 5 a 10 anos. Hoje, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano e necessita alcançar 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume oriundo das ferrovias que deságuam no Porto de Santos (MRS, Rumo e VLI).
O contrato associativo é a principal inovação da Fips, em que os habilitados compartilharão custos e operações. Ao longo de toda a vigência contratual serão realizados chamamentos públicos a cada dois anos, de forma a garantir o ingresso de novos associados na administração da Fips. A estimativa da SPA é assinar o contrato ainda neste ano.
As obras devem começar ato contínuo à aprovação do projeto executivo, sendo as principais intervenções:
Pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, dotado de 3 vias férreas para atendimento aos terminais de celulose; viadutos para eliminação de passagem de nível na região do Canal 4-Marinha; passarelas de pedestres entre o Canal 4 e Ponta da Praia; “pera” ferroviária, dois viadutos e passarela na região de Outeirinhos; passarelas de pedestres na altura do canal do mercado e na Alfândega; e novo viário da 2ª entrada do Porto de Santos, no Saboó.
18 de dezembro 2024
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