Assessoria de Imprensa
21/12/2023 00h51
Implantada em 2021 no Porto do Pecém (CE) e operada pela VLI, a ferramenta de embarque e desembarque inteligente Speed conseguiu alcançar bons resultados em ganho de eficiência. Em algumas operações específicas, o sistema reduziu a ociosidade dos equipamentos utilizados em 62%, ampliando a agilidade da operação, ao mesmo tempo em que promoveu a redução do custo operacional.
A solução foi desenvolvida em parceria com a Scala, empresa do Grupo Stefanini especializada em Processos, Analytics e Inteligência Artificial, com o objetivo de elaborar um plano de desembarque capaz de otimizar os recursos e manter a segurança do descarregament
...Implantada em 2021 no Porto do Pecém (CE) e operada pela VLI, a ferramenta de embarque e desembarque inteligente Speed conseguiu alcançar bons resultados em ganho de eficiência. Em algumas operações específicas, o sistema reduziu a ociosidade dos equipamentos utilizados em 62%, ampliando a agilidade da operação, ao mesmo tempo em que promoveu a redução do custo operacional.
A solução foi desenvolvida em parceria com a Scala, empresa do Grupo Stefanini especializada em Processos, Analytics e Inteligência Artificial, com o objetivo de elaborar um plano de desembarque capaz de otimizar os recursos e manter a segurança do descarregamento de cargas para navios.
O Speed consiste em um software capaz de gerar planos otimizados de desembarque de produtos à granel considerando a capacidade do terminal portuário, a estabilidade e integridade física dos navios.
Com ele, afirma Luciano Gonçalves Pereira, gerente de Transformação Digital de Portos e Terminais da VLI, a VLI passou a ser protagonista no planejamento do desembarque dos navios, utilizando o máximo da capacidade operacional dos seus ativos em linha com a capacidade de cada embarcação.
Diferentemente do cenário anterior, onde os planos eram feitos exclusivamente pelos capitães que desconheciam a capacidade operacional do terminal portuário.
A necessidade da criação da ferramenta surgiu da observação de que o desembarque de cargas estava limitado aos planos feitos pelos capitães dos navios.
Juntamente com a Scala, a VLI conseguiu desenvolver uma solução customizada para a necessidade em questão, o que envolveu o trabalho de captura de dados, processamento, gerenciamento e análise, empregando tanto ferramentas personalizadas quanto soluções de código aberto.
Para a implementação da engine de otimização, cientistas de dados e matemáticos foram chamados para que se aprofundassem no contexto do negócio, garantindo uma compreensão sólida dos dados analisados, realizando testes e comparações com dados reais para assegurar sua eficácia e precisão.
“Os resultados da solução são perceptíveis e validam a tese de que é possível otimizar as operações portuárias sem abrir mão das premissas de segurança, além de reduzir impactos ambientais por meio do uso mais eficiente dos equipamentos portuários”, comenta David Gomes, Head de Serviços da Scala.
“A solução poderá ser incorporada a outros terminais operados pela VLI, conforme identifiquemos oportunidades de melhoria semelhantes à registrada no Pecém”, afirma Pereira, gerente de Transformação Digital de Portos e Terminais da VLI.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade