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Setor metroferroviário registra resultados discretos em 2021

Segundo balanço da ANPTrilhos, a demanda de passageiros cresceu 4,8%, mas segue abaixo do que era transportado antes da pandemia

ANPTrilhos

03/03/2022 11h00


Os sistemas de metrô, trens urbanos e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) do Brasil transportaram 1,8 bilhões de passageiros em 2021, apresentando um discreto aumento de 4,8% na demanda, em relação a 2020. O volume é -44,1% menor do que era transportado antes da pandemia da covid-19.

Os dados integram o "Balanço do Setor Metroferroviário Brasileiro 2021-2022", divulgado ontem (dia 24) pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

“O ano de 2021 foi de muita apreensão e incerteza para setor metroferroviário brasileiro, que permanece fortemente impactado com a crise gerada pela covi

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Os sistemas de metrô, trens urbanos e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) do Brasil transportaram 1,8 bilhões de passageiros em 2021, apresentando um discreto aumento de 4,8% na demanda, em relação a 2020. O volume é -44,1% menor do que era transportado antes da pandemia da covid-19.

Os dados integram o "Balanço do Setor Metroferroviário Brasileiro 2021-2022", divulgado ontem (dia 24) pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

“O ano de 2021 foi de muita apreensão e incerteza para setor metroferroviário brasileiro, que permanece fortemente impactado com a crise gerada pela covid-19”, ressalta Roberta Marchesi, diretora executiva da ANPTrilhos.

“Infelizmente, o cenário ainda é instável e não há expectativa de retomada neste ano da demanda de passageiros que registrávamos antes da pandemia”, acrescenta.

Mesmo com a crise, diz ela, os sistemas mantiveram suas operações, atendendo a população. Os índices demonstram a performance positiva das operações com 99,9% de confiabilidade e 97,6% de regularidade na prestação de serviços em 2021.

“No ano passado, o setor proporcionou a redução de 1 bilhão de horas em deslocamentos, o que representa para o passageiro uma economia média de 33,4 minutos por deslocamento realizado”, explica Marchesi.

Ao longo de 2021, o setor também manteve projetos em andamento, com a inauguração de 2 km de vias e 2 novas estações, João Dias e Mendes-Vila Natal, na Linha 9-Esmeralda do trem metropolitano de São Paulo.

Hoje, a rede metroferroviária conta com 1.105 km de extensão, 47 Linhas, 619 estações e 5.196 carros de passageiros. "Mais 124 km devem ser acrescidos na rede de atendimento à população nos próximos anos com as 12 obras em andamento nos estados de São Paulo, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte", aponta a diretora.

Desse total, estão previstos 7,2 km e 5 novas estações de acréscimo à rede metroferroviária brasileira em 2022, com as entregas programadas do Ramal Aeroporto do VLT Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza (CE), da Linha 9 – Esmeralda, em São Paulo (SP) e da Linha Branca, em Natal (RN).

Além desses, em 2021 foram anunciados projetos como a concessão das linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a modernização e expansão do metrô de Belo Horizonte (MG) e a construção do sistema "people mover" do Aeroporto de Guarulhos (SP), que conectará a Linha 13-Jade da CPTM aos terminais de passageiros.

“Os projetos continuam avançando e o setor está otimista, principalmente com as Parcerias Público-Privadas (PPP), que, através dos investimentos previstos, trarão um novo fôlego para a indústria nacional, contribuindo para a expansão e qualificação dos serviços atualmente prestados”, explica Marchesi.

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