Assessoria de Imprensa
23/05/2025 11h07
O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) iniciou, na última quarta-feira (21), a campanha Falha Zero – Máquina e Equipamentos, com o objetivo de conscientizar construtoras e trabalhadores da construção civil sobre os riscos e prevenção de acidentes envolvendo máquinas e equipamentos nos canteiros de obras.
As palestras ocorrerão pelo interior, litoral, grande São Paulo e capital entre os meses de maio e setembro.
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, mais de 15% dos acidentes em obras são causados por falhas em máquinas e equipamentos. Dentre essas ocorrências,
...O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) iniciou, na última quarta-feira (21), a campanha Falha Zero – Máquina e Equipamentos, com o objetivo de conscientizar construtoras e trabalhadores da construção civil sobre os riscos e prevenção de acidentes envolvendo máquinas e equipamentos nos canteiros de obras.
As palestras ocorrerão pelo interior, litoral, grande São Paulo e capital entre os meses de maio e setembro.
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, mais de 15% dos acidentes em obras são causados por falhas em máquinas e equipamentos. Dentre essas ocorrências, a maior parte, 20% foram cortes, seguido por fraturas (18%), contusões ou esmagamento (14%) e distensões ou torções (9%).
"A campanha Falha Zero é uma iniciativa do Seconci-SP de capacitar e orientar os profissionais que atuam na construção civil para que os conceitos possam ser replicados nos canteiros de obras para prevenção de acidentes", explica Maristela Honda, presidente do Seconci-SP.
De acordo com José Bassili, gerente de SESMT Corporativo do Seconci-SP, o tema da campanha é baseado nas ocorrências mais comuns durante uma obra. “Acidentes com máquinas e equipamentos são significativos na construção civil e na indústria”, conta.
“Vamos abordar o assunto de maneira clara e objetiva, para que os profissionais da área adquiram conhecimento e, assim, possam atuar na prevenção de acidentes de forma eficaz”, completa.
Além das palestras pelo estado de São Paulo, a ação envolve cartazes, que serão distribuídos para as construtoras, e conteúdo para redes sociais, visando a atenção constante aos riscos de acidentes nos canteiros.
A primeira campanha lançada pelo Seconci-SP foi a Queda Zero, em 2023, com foco em alerta e prevenção de acidentes envolvendo queda de pessoas e objetos em obras. Já em 2024, o tema foi Choque Zero, sobre atenção a operações com eletricidade nos canteiros.
Inscrições para as palestras - A campanha começou em São José do Rio Preto, na quarta-feira, dia 21, e também passou por Bauru no dia 22. A ação seguirá por Campinas, Piracicaba, Santo André, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Santos, Ribeirão Preto, Sorocaba e São Paulo.
“As palestras são para engenheiros de Segurança, técnicos de Segurança, profissionais da Construção e da Indústria também”, diz Bassili. As inscrições podem ser feitas nas regionais do Seconci-SP das cidades onde a campanha Falha Zero estará presente.
21 de maio 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade