Infraestrutura
Rota das Bandeiras
19/04/2013 13h41 | Atualizada em 19/04/2013 16h49
A Concessionária Rota das Bandeiras deu início nesta terça-feira, 19 de março, à montagem de um túnel de concreto pré-fabricado no trevo do Caxambu, previsto no projeto de duplicação da rodovia Eng. Constâncio Cintra (SP-360), ligação entre Jundiaí e Itatiba. O uso da solução de engenharia europeia possibilita a conclusão dessa obra em metade do tempo necessário para a construção de um túnel convencional.
A tecnologia portuguesa foi trazida pela Odebrecht ao Brasil pela primeira vez nas obras do Trecho Sul do Rodoanel. Na SP-360, seu uso garantirá maior agilidade à obra, já que os trabalhos que levariam 120 dias para serem concluídos poderão ser feitos em 60 dias. "O túnel faz parte da remodelação do trevo do Caxambu, dentro do p
...A Concessionária Rota das Bandeiras deu início nesta terça-feira, 19 de março, à montagem de um túnel de concreto pré-fabricado no trevo do Caxambu, previsto no projeto de duplicação da rodovia Eng. Constâncio Cintra (SP-360), ligação entre Jundiaí e Itatiba. O uso da solução de engenharia europeia possibilita a conclusão dessa obra em metade do tempo necessário para a construção de um túnel convencional.
A tecnologia portuguesa foi trazida pela Odebrecht ao Brasil pela primeira vez nas obras do Trecho Sul do Rodoanel. Na SP-360, seu uso garantirá maior agilidade à obra, já que os trabalhos que levariam 120 dias para serem concluídos poderão ser feitos em 60 dias. "O túnel faz parte da remodelação do trevo do Caxambu, dentro do projeto de duplicação da SP-360, que agrega ainda a construção de novas alças nesse trecho, com o objetivo de eliminar os conflitos viários existentes e garantir maior segurança e conforto aos usuários", afirmou o diretor de Engenharia da Concessionária, Jurandir Barrocal Netto.
A estrutura de 62m de comprimento, 13m de largura e 9m de altura será composta por 49 módulos pré-fabricados e funcionará como passagem inferior na ligação entra as rodovias Eng. Constâncio Cintra e João Cereser. A conclusão das obras de duplicação da SP-360 no trecho de Jundiaí e liberação total para uso de dispositivos como o trevo do Caxambu e a passagem inferior do km 70,1 (Rio Acima) é o segundo semestre deste ano.
A Rota das Bandeiras intensificou em fevereiro as obras na Eng. Constâncio Cintra. Atualmente, há 240 homens em cinco frentes de trabalho. Há operações na reformulação do trevo do Caxambu, na fundação para construção de passagem inferior no km 70,1 e em terraplenagem nos kms 71 e 73.
Ao menos 60 operários também trabalham na substituição e ampliação das galerias de drenagem existentes, entre o km 68 e o km 74. As obras nas galerias consistem no prolongamento dos sistemas de drenagem, que acompanharão proporcionalmente a extensão das pistas ampliadas com a duplicação. O projeto prevê a troca de estruturas antigas e o aumento da capacidade de escoamento de água da rodovia. O objetivo desse trabalho é evitar alagamentos das vias e solucionar deficiências de drenagem em pontos como o trevo do Caxambu e o km 72,4.
Para cumprir o cronograma estabelecido, a Concessionária realiza a operação "pare/siga" em dias e pontos alternados entre o km 68 e o km 74. Durante a operação, uma das faixas permanece interditada e os veículos que trafegam pelos dois sentidos se revezam na passagem por onde o tráfego for liberado. As interrupções para cada sentido têm, no máximo, dez minutos.
O plano de investimentos da Rota das Bandeiras prevê recursos de R$ 170 milhões na duplicação da SP-360, que contará com uma série de melhorias para ampliar o conforto e a segurança do usuário, como a remodelação completa da circulação no trevo de Louveira, eliminando os conflitos viários existentes; a construção da passagem inferior no km 70,1 e de uma passarela no km 72,1 da rodovia.
A Rota das Bandeiras é uma empresa da Odebrecht TransPort, investidora e operadora no Brasil em negócios relacionados à mobilidade urbana, rodovias, sistemas integrados de logística e aeroportos.
16 de abril 2020
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