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Rodovias do Interior de SP vão ganhar pedágios sem cancela

Sistema que substitui os pedágios para pórticos sem cancela será aplicado em rodovias do Interior estado a partir de 1º de agosto

ACidade On

20/05/2024 07h20 | Atualizada em 22/05/2024 12h12


Motoristas de São Paulo poderão ficar livres de filas, paradas em pedágios e trocas de dinheiro em breve. O sistema chamado Free Flow, que substitui os pedágios para pórticos sem cancela, será aplicado em rodovias do Interior do estado a partir de 1º de agosto, com o “intuito de promover uma circulação mais fluida e segura”, segundo o governo de SP.

Essa tecnologia começou a ser implementada no Litoral paulista no ano passado.

Por meio da implementação de adesivos (tags) instalados nos para-brisas dos veículos, o sistema elimina a necessidade de paradas em praças de pedágio, “otimizando o tempo de viagem e reduzindo o congestionamento”. O valor da tarifa é debitado de forma direta sem a necessidade de interação direta do cobrador com o motorista, ou de paradas em cancelas.

Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), os usuários que optam pelo pagamento automático recebem um desconto de 5% no valor da tarifa, além do benefício do Duf (Desconto de Usuário Frequente) exclusivo para carros que oferece descontos progressivos a cada passage

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Motoristas de São Paulo poderão ficar livres de filas, paradas em pedágios e trocas de dinheiro em breve. O sistema chamado Free Flow, que substitui os pedágios para pórticos sem cancela, será aplicado em rodovias do Interior do estado a partir de 1º de agosto, com o “intuito de promover uma circulação mais fluida e segura”, segundo o governo de SP.

Essa tecnologia começou a ser implementada no Litoral paulista no ano passado.

Por meio da implementação de adesivos (tags) instalados nos para-brisas dos veículos, o sistema elimina a necessidade de paradas em praças de pedágio, “otimizando o tempo de viagem e reduzindo o congestionamento”. O valor da tarifa é debitado de forma direta sem a necessidade de interação direta do cobrador com o motorista, ou de paradas em cancelas.

Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), os usuários que optam pelo pagamento automático recebem um desconto de 5% no valor da tarifa, além do benefício do Duf (Desconto de Usuário Frequente) exclusivo para carros que oferece descontos progressivos a cada passagem durante o mesmo mês.

Os pórticos de cobrança, que substituirão as praças de pedágio de barreiras, são estruturas equipadas com tecnologia avançada para a leitura e identificação dos veículos. O cronograma de substituição está definido em contrato, garantindo que todas as pistas sejam contempladas pelo novo recurso.

Além disso, a Artesp afirma que o sistema é preparado para identificar os veículos em qualquer uma das pistas do ponto de cobrança, garantindo uma transição suave e eficiente.

Cronograma de implantação – A EcoNoroeste, concessionária responsável pela administração da SP-333 (Rodovias Carlos Tonani, Nemésio Cadetti e Laurentino Mascari) entre Itápolis e Jaboticabal, prepara para o início do segundo semestre a primeira implantação desse modelo em rodovias estaduais paulistas.

Os usuários que já possuem tags ativas serão identificados automaticamente nos pórticos, enquanto os demais poderão efetuar o pagamento em até 15 dias após a passagem pelo pórtico por meio dos canais que serão disponibilizados pela concessionária.

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