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RJ investe no transporte hidroviário

Governo quer reduzir a superlotação no sistema

10/05/2010 14h47 | Atualizada em 10/05/2010 18h01


De acordo com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o sistema de transporte hidroviário do estado receberá investimentos para resolver os problemas de superlotação ocorridos atualmente na Baía de Guanabara, entre Rio, Niterói, Ilha do Governador e Paquetá.

Segundo Cabral, nos próximos dias, será adotado um pacote de medidas para o sistema, como aquisição de novas embarcações e obras de melhorias nos terminais. Os recursos serão provenientes de empréstimos tomados no mercado financeiro, a partir do aumento de capacidade de endividamento do Rio, concedida pelo governo federal recentemente, até um total de R$ 5,3 bilhões.

“Temos recursos

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De acordo com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o sistema de transporte hidroviário do estado receberá investimentos para resolver os problemas de superlotação ocorridos atualmente na Baía de Guanabara, entre Rio, Niterói, Ilha do Governador e Paquetá.

Segundo Cabral, nos próximos dias, será adotado um pacote de medidas para o sistema, como aquisição de novas embarcações e obras de melhorias nos terminais. Os recursos serão provenientes de empréstimos tomados no mercado financeiro, a partir do aumento de capacidade de endividamento do Rio, concedida pelo governo federal recentemente, até um total de R$ 5,3 bilhões.

“Temos recursos para a área de transporte de massa: trem, metrô e barcas. Nos próximos dez dias, estarei debruçado sobre uma proposta de melhorias apresentada pela concessionária Barcas S/A, que se encontra há alguns dias na Casa Civil . Serão basicamente a compra de novas embarcações e melhorias na retroárea das estações”, informou o governador.

Com os investimentos, haverá uma melhoria em torno de 50% da operacionalidade do sistema, nos próximos quatro anos. A curto prazo, enquanto não se iniciam as melhorias, a concessionária Barcas S/A terá de adotar medidas de emergência, como mudar a forma de atendimento, limitar o número de passageiros, e fazer promoções nos horários de pico, semelhante ao aplicado no metrô.

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