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EFE
29/06/2011 14h10 | Atualizada em 29/06/2011 17h25
Uma proposta do arquiteto brasileiro João Pedro Backheuser foi selecionada nesta terça-feira para desenvolver o projeto do Porto Olímpico, que inclui a revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro e da construção de instalações para os Jogos Olímpicos de 2016.
"Com meu trabalho espero contribuir para o desenvolvimento do porto e da cidade", disse Backheuser.
O projeto prevê a construção de uma vila para os árbitros das distintas modalidades esportivas e outra para os meios de comunicação, com 11 mil quartos cada uma delas.
A proposta ainda conta com a construção de um centro de convenções de 50 mil metros quadrados e um hotel de cinco estrelas.
...Uma proposta do arquiteto brasileiro João Pedro Backheuser foi selecionada nesta terça-feira para desenvolver o projeto do Porto Olímpico, que inclui a revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro e da construção de instalações para os Jogos Olímpicos de 2016.
"Com meu trabalho espero contribuir para o desenvolvimento do porto e da cidade", disse Backheuser.
O projeto prevê a construção de uma vila para os árbitros das distintas modalidades esportivas e outra para os meios de comunicação, com 11 mil quartos cada uma delas.
A proposta ainda conta com a construção de um centro de convenções de 50 mil metros quadrados e um hotel de cinco estrelas.
Estas mudanças urbanísticas fazem parte do projeto "Porto Maravilha" que revitalizará os bairros da zona portuária.
A proposta também contempla a demolição da Avenida Perimetral, uma das principais artérias da cidade, na qual será habilitada uma via expressa e outros acessos que permitam descongestionar o trânsito.
"Isto faz parte do legado que os Jogos Olímpicos deixarão na cidade, que receberá muito mais do que perderá com a organização deste evento", declarou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Com um orçamento de cerca de US$ 218 milhões, a primeira etapa do projeto começou em junho de 2009 com o objetivo de melhorar a rede de água e iluminação pública no entorno da zona do Pier Mauá.
A segunda fase das obras começará no segundo semestre deste ano com um investimento estimado de US$ 4.750 milhões, financiados entre as administrações públicas e a iniciativa privada.
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