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Recurso suspende licitação do trem para Aeroporto de Guarulhos (SP)

Um recurso administrativo suspendeu o processo de licitação para a construção da Linha 13-Jade, que vai ligar a estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo, ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).

Valor Econômico

21/03/2013 11h14


O recurso foi apresentado por uma das empresas consideradas desqualificadas para executar a obra durante a análise prévia da documentação. A retomada do projeto ainda não tem data definida para ocorrer, de acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes.

Ele afirma que a fase de pré-licitação da obra é lenta, pois enfrenta questionamentos das empresas. “Paralisações podem durar uma semana ou meses. Nesse caso, já estamos analisando a liberação”, disse.

Em dezembro, quando a linha foi lançada a intenção do governo do Estado era assinar o contrato com a empresa que seria responsável pela obra neste mês. “É muito difícil prever agora”, diz.

Quando a obra foi lançada, a previsão

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O recurso foi apresentado por uma das empresas consideradas desqualificadas para executar a obra durante a análise prévia da documentação. A retomada do projeto ainda não tem data definida para ocorrer, de acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes.

Ele afirma que a fase de pré-licitação da obra é lenta, pois enfrenta questionamentos das empresas. “Paralisações podem durar uma semana ou meses. Nesse caso, já estamos analisando a liberação”, disse.

Em dezembro, quando a linha foi lançada a intenção do governo do Estado era assinar o contrato com a empresa que seria responsável pela obra neste mês. “É muito difícil prever agora”, diz.

Quando a obra foi lançada, a previsão era de conclusão até o fim de 2014, mas com o provável adiamento da assinatura do contrato o prazo não deve ser cumprido, já que a obra dura de 18 a 24 meses.

O projeto vai custar R$ 900 milhões e os trens cerca de R$ 300 milhões. O projeto será financiado pela agência francesa ADF, que deve liberar 500 milhões de euros para o governo paulista. A linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá 11 quilômetros e demanda prevista de 120 mil passageiros por dia. O trajeto deve ser feito em 17 minutos.

Concessão

O secretário de transportes informou ainda que o governo do Estado deve conceder a linha para a iniciativa privada após a construção. “Já há empresas interessadas. Vamos analisar o modelo. A empresa pode, por exemplo, comprar o trem e equipamentos para a linha férrea, além de operar a linha”, afirma.

Jurandir Fernandes diz ainda que a concessionária poderia construir a extensão da linha 13 para o bairro São João, um dos mais populosos de Guarulhos e que está localizado atrás do aeroporto.

O governo também deve conceder o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista e estuda a concessão dos monotrilhos da Linha 17-Linha Ouro (Jabaquara-Aeroporto de Congonhas-Morumbi) e Linha 15-Prata (Ipiranga-Cidade Tiradentes). Os três projetos são construídos pelo governo do Estado e seriam concedidos para um operador ao fim das obras.

 

 

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