Infraestrutura
G1 Rio
14/03/2013 10h33
Depois de dois meses depois da data inicialmente prevista, finalmente chegou ao Rio de Janeiro a perfuradora alemã gigante que, no Brasil, ganhou o apelido de "tatuzão". O equipamento será responsável pela escavação dos túneis da Linha 4 do Metrô, no trecho de Ipanema até a Gávea, na Zona Sul. Por conta do atraso, a obra, que começaria em agosto, terá início apenas em outubro.
O navio, que trouxe da Europa o tatuzão desmontado, atracou no porto do Rio há uma semana. O desembarque foi concluído no dia seguinte e, desde então, as peças aguardam no porto a liberação da alfândega para serem levadas até a Leopoldina, onde acontecerá uma pré-montagem do equipamento.
Lá também serão produzidos os anéis de concreto que servirão c
...Depois de dois meses depois da data inicialmente prevista, finalmente chegou ao Rio de Janeiro a perfuradora alemã gigante que, no Brasil, ganhou o apelido de "tatuzão". O equipamento será responsável pela escavação dos túneis da Linha 4 do Metrô, no trecho de Ipanema até a Gávea, na Zona Sul. Por conta do atraso, a obra, que começaria em agosto, terá início apenas em outubro.
O navio, que trouxe da Europa o tatuzão desmontado, atracou no porto do Rio há uma semana. O desembarque foi concluído no dia seguinte e, desde então, as peças aguardam no porto a liberação da alfândega para serem levadas até a Leopoldina, onde acontecerá uma pré-montagem do equipamento.
Lá também serão produzidos os anéis de concreto que servirão como paredes para o túnel e que serão instaladas pelo "tatuzão", que só será completamente montado dentro do canteiro de obras da Praça General Osório, em Ipanema. Só então a perfuradora começará a cavar o túnel e se mover. De Ipanema até a Gávea, são 5,7 quilômetros.
O "tatuzão" consegue avançar 15 metros por dia e, por isso, levará 380 dias pra completar o trajeto isso se funcionar todos os dias. Apesar disso, a entrega da obra está precista só para dezembro de 2015. Isso porque, segundo a construtora, ainda virão a fixação dos trilhos e dos sistemas de água e eletricidade.
Apesar dos atrasos na chegada do equipamento, o governo do estado diz que a obra vai ficar pronta dentro do prazo.
"Estes 60 dias nao se refletem no fim porque estao compatibilizdas todas as ações. Estamos terimnando de escavar as estações. Com as estações escavadas, faremos o lançamento do 'tatuzão' trecho a trecho. Nao há reflexo no final da obra", disse Rodrigo Vieira, subsecretário adjunto da Casa Civil.
Em junho de 2010, as escavações começaram na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, em direção à Zona Sul. Em São Conrado, o túnel também já está sendo aberto nos dois sentidos.
16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade