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Projetos de modernização buscam ampliar segurança e fluidez de rodovias

Especialista discute a necessidade de inovações para possibilitar a tomada de decisões das entidades de fiscalização e, além disso, propiciar maior fluidez no tráfego de veículos e segurança para motoristas e passageiros

Assessoria de Imprensa

10/06/2021 11h00 | Atualizada em 17/06/2021 23h42


Trafegar em rodovias equipadas com soluções e sensores que conectam as concessionárias e seus usuários instantaneamente.

Ter acesso a informações em tempo real para possibilitar a tomada de decisões das entidades de fiscalização e, além disso, propiciar maior fluidez no tráfego de veículos e segurança para motoristas e passageiros. Toda essa modernização atrelada à tecnologia é um sonho para a infraestrutura viária de qualquer país.

No Brasil, esse cenário está cada vez mais possível. Uma das iniciativas mais recentes é o Programa de Modernização

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Trafegar em rodovias equipadas com soluções e sensores que conectam as concessionárias e seus usuários instantaneamente.

Ter acesso a informações em tempo real para possibilitar a tomada de decisões das entidades de fiscalização e, além disso, propiciar maior fluidez no tráfego de veículos e segurança para motoristas e passageiros. Toda essa modernização atrelada à tecnologia é um sonho para a infraestrutura viária de qualquer país.

No Brasil, esse cenário está cada vez mais possível. Uma das iniciativas mais recentes é o Programa de Modernização de Rodovias Federais, o Inov@BR, recentemente anunciado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Os pilares do Programa estão baseados em Segurança, por meio da preservação da vida e repressão de crimes; fluidez, para proporcionar um deslocamento eficiente e o investimento em tecnologia, facilitando a comunicação entre entidades e usuários por meio de acesso 4G, 5G e Wifi, além do pedágio com cobrança proporcional ao trecho percorrido, também chamado de Free Flow.

Esse sistema tem chamado a atenção dos usuários por permitir cobranças proporcionais ao quilômetro rodado por meio de portais instalados pela via, ao invés das tradicionais praças de cobrança. Ele já é realidade há alguns anos em países da Europa e da América do Norte, além do Chile, na América Latina.

Essa tecnologia vem ao encontro dos avanços necessários também no Brasil. Percorrer as estradas sem precisar parar nas praças de pedágio é um desejo de muitos motoristas que já estiveram em outros países e puderam utilizar o sistema de passagem ou fluxo livre.

A solução vai além da agilidade e da inovação tecnológica. O pagamento proporcional ao trecho percorrido reflete em uma coleta da arrecadação de uma forma mais justa, proporcional ao uso da via.

Atualmente, em várias rodovias, como a Via Dutra, por exemplo, estima-se que menos da metade dos veículos efetivamente paga pelo pedágio, por trafegar em trechos não alcançados pelas praças de cobrança.

Um outro ponto benéfico aos usuários é a prevenção de acidentes que ocorrem nas praças de pedágio. Casos como o ocorrido em abril deste ano, quando houve um acidente fatal na Rodovia BR 050, com um caminhão que trafegava desgovernado e acabou colidindo com os veículos parados na praça. O sistema Free Flow também é uma medida que privilegia a segurança dos usuários.

Com a implementação do sistema de fluxo livre, sistemas com base em inteligência artificial poderão ser aplicados para a fiscalização de veículos infratores. Esses sistemas podem auxiliar no controle de evasões de cobrança nesses trechos. O Compare, sistema que identifica veículos mesmo que a placa esteja adulterada, é uma das soluções capazes de prevenir essa conduta.

Atualmente no Brasil muitas empresas possuem estrutura tecnológica para suportar a modernização anunciada. Muitas delas genuinamente nacionais, com desenvolvimento e fabricação local.

Espera-se benefícios práticos refletidos na sociedade nos aspectos de modernização, conforto e segurança viária. Mas também outros benefícios, de cunho econômico, refletidos no fortalecimento das empresas nacionais e na geração de novos empregos com forte base tecnológica.

*Sylvio Calixto é CEO da Pumatronix

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