PRÊMIO
Assessoria de Imprensa
05/12/2019 11h00 | Atualizada em 05/12/2019 17h44
O Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador revelou no dia 2 de dezembro os vencedores 2019, ano da nona edição do evento, que aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.
A premiação reconhece e divulga as melhores práticas de empresas e estudantes que aplicaram ou sugeriram tecnologias DuPont para melhorar o trabalho e a segurança dos profissionais de indústrias variadas.
O tema foi Por trás de todo herói existe outro cuidando da segurança dele, que trouxe como homenageados vencedores das edições passadas.
“Com quase uma década de existência, a premia&ccedi
...O Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador revelou no dia 2 de dezembro os vencedores 2019, ano da nona edição do evento, que aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.
A premiação reconhece e divulga as melhores práticas de empresas e estudantes que aplicaram ou sugeriram tecnologias DuPont para melhorar o trabalho e a segurança dos profissionais de indústrias variadas.
O tema foi Por trás de todo herói existe outro cuidando da segurança dele, que trouxe como homenageados vencedores das edições passadas.
“Com quase uma década de existência, a premiação se tornou uma referência para os profissionais de saúde e segurança do trabalho de todo o Brasil. Por isso, escolhemos homenagear vencedores dos anos anteriores, pois são eles são os responsáveis por inspirar e contribuir com milhares de profissionais em todo o país”, comenta Etore Frederici, líder de Vendas da DuPont Personal Protection.
Além das tradicionais modalidades Proteção Química, Proteção Térmica, Corte e Abrasão e Projeto Estudante, a companhia também premiou o Influenciador do Ano.
Candidatos puderam não só enviar documento com os detalhes de seus projetos, como também um vídeo de até um minuto explicando o caso de forma resumida.
Os vídeos foram divulgados no site oficial do concurso e o vídeo/projeto mais votado durante o período de inscrição foi escolhido como o Influenciador do Ano.
Conheça os vencedores:
PROTEÇÃO QUÍMICA
1º lugar – Whirlpool Corporation no Brasil
A empresa identificou que as atividades de limpeza e manutenção de equipamentos, bem como atendimentos a emergências ambientais com produtos químicos (hipoclorito de sódio, ácido clorídrico e ácido sulfúrico), eram os principais trabalhos com alto risco de contaminação química. Alguns operadores não utilizavam corretamente o macacão de segurança que era oferecido. Havia queixas quanto à qualidade e falta de conforto das vestimentas. Uma pesquisa de mercado e avaliação da aplicabilidade detectou que os melhores equipamentos eram os macacões de segurança DuPont Tychem 2000 e o DuPont Proshield 50. Após adotados pela empresa, os EPIs garantiram segurança e conforto de seus colaboradores.
PROTEÇÃO TÉRMICA
1º lugar – Ajinomoto do Brasil
Funcionários da manutenção elétrica e engenharia nas plantas fabris da empresa utilizavam vestimenta de proteção composta de 88% algodão 12% poliamida (náilon) e ATPV 10 cal/m², confeccionada com gramatura 7,7 oz/yd² (260 g/m²). Com esse EPI, passavam por dificuldades devido ao procedimento de lavagem e desconforto devido a gramatura do tecido. A Ajinomoto concluiu que DuPont Protera protegeria melhor os funcionários devido a sua composição e ao diminuído percentual de possíveis queimaduras de segundo e terceiro grau. Ficou também evidenciado que é um dos poucos tecidos no mercado que não absorve sujidade, devido às propriedades antiestática e hidrófoba. Em caso de acidente, DuPont Protera também resfria 24% mais rápido que o tecido utilizado anteriormente.
CORTE E ABRASÃO
1º lugar – Pilkington Brasil
Por ser uma fornecedora de vidros, muitos dos funcionários da Pilkington trabalham diretamente com o material em sua forma bruta. Para diminuir riscos, a empresa firmou parceria com a Uniluvas e adotou uma solução mais resistente e que, ao mesmo tempo, mantém a sensibilidade e a mobilidade das mãos. Juntamente com a Uniluvas, a Pilkington desenvolveu uma série de luvas que não apenas passavam por testes, mas também pela avaliação dos usuários, até chegarem à luva ideal com DuPont Kevlar. Após um ano de implementação do projeto, a empresa comemorou 365 dias sem acidentes com todos os funcionários.
PROJETO ESTUDANTE
1º lugar – Vanderson Dias, Faculdade Unyleya
O projeto criou uma metodologia específica de segurança do trabalho que pode beneficiar empresas de diversos ramos, como têxtil e calçadista. Mãos, braços e antebraços são as partes mais vulneráveis do corpo e representam 35% dos acidentes de trabalho no Brasil segundo o IBGE. Sabendo disso, o projeto une gestão à utilização correta de equipamentos de segurança. As pesquisas constataram que os colaboradores estarão mais seguros ao usar de maneira correta a linha de luvas e mangotes desenvolvidos com DuPont Kevlar, diminuindo a taxa de acidentes de trabalho (corte) envolvendo as mãos, braços e antebraços.
INFLUENCIADOR DO ANO
Jessica Tessitore Colmanetti, Senac Ribeirão Preto
Com mais de 1.900 curtidas em seu vídeo, a estudante foi a vencedora da categoria. O vídeo foi um complemento ao projeto apresentado por ela para Proteção Térmica. A estudante analisou como aumentar a segurança de trabalhadores de indústria de derivados de petróleo, e como a fibras de DuPont Nomex podem diminuir ferimentos potenciais pela metade, em áreas menores do corpo.
07 de maio 2020
05 de dezembro 2019
29 de novembro 2019
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade