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Prefeitura de SP estuda túnel para substituir o minhocão

Segundo o prefeito da capital paulista, é impossível construir um parque sem uma alternativa de trânsito

Metrópoles/O Estado de S.Paulo

01/02/2023 08h30 | Atualizada em 01/02/2023 11h12


O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB) avalia a construção de um túnel na região central de São Paulo para poder cumprir a promessa de seu antecessor, Bruno Covas, morto em 2021, de criar um parque onde hoje fica o Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, Nunes disse que a desativação do elevado criaria um “impacto de 10 km” no tráfego da cidade. “É impossível (construir o parque) sem uma alternativa de trânsito”, afirmou o prefeito.

Nunes afirma possuir um “pré-desenho” da obra, que ainda será apresen

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O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB) avalia a construção de um túnel na região central de São Paulo para poder cumprir a promessa de seu antecessor, Bruno Covas, morto em 2021, de criar um parque onde hoje fica o Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, Nunes disse que a desativação do elevado criaria um “impacto de 10 km” no tráfego da cidade. “É impossível (construir o parque) sem uma alternativa de trânsito”, afirmou o prefeito.

Nunes afirma possuir um “pré-desenho” da obra, que ainda será apresentado. A estimativa inicial é que a obra poderia chegar ao valor de R$ 1 bilhão.

“Ao chegarem os estudos e custo do túnel, vou colocar em audiência pública, escutar a sociedade para ver se tem concordância”, complementou Nunes.

A proposta de construção de um túnel para viabilizar a desativação do Minhocão não é uma novidade em São Paulo. Durante a gestão de Gilberto Kassab (PSD), hoje secretário estadual de Governo,

Prefeitura e governo do Estado chegaram a discutir um túnel sob os trilhos de trem que ligam a Estação Júlio Prestes e o oeste da Grande São Paulo.

As linhas de trem, que ficariam subterrâneas, dariam lugar a uma nova avenida, que serviria como alternativa à via elevada, que assim poderia ser desativada, segundo os planos da época.

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