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PortosRio apresenta à Antaq o maior pacote de novos arrendamentos do Brasil

Estes arrendamentos, conduzidos pela agência reguladora, representam o maior pacote de novos arrendamentos portuários do país, com investimentos na ordem de R$ 3 bilhões

Assessoria de Imprensa

19/03/2024 08h01 | Atualizada em 20/03/2024 12h39


Na semana passada, a PortosRio recebeu a visita do diretor-geral da Agência Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery.

Durante a reunião com os diretores e gestores da Autoridade Portuária, foi destacada a significativa carteira de projetos para os próximos anos, bem como o avanço de uma série de novos arrendamentos nos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí, previstos para este ano.

Estes arrendamentos, conduzidos pela agência reguladora, representam o maior pacote de novos arrendamentos portuários do país, com investimentos na ordem de R$ 3 bilhões.

Neste mês, a diretoria da Antaq aprovou a abert

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Na semana passada, a PortosRio recebeu a visita do diretor-geral da Agência Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery.

Durante a reunião com os diretores e gestores da Autoridade Portuária, foi destacada a significativa carteira de projetos para os próximos anos, bem como o avanço de uma série de novos arrendamentos nos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí, previstos para este ano.

Estes arrendamentos, conduzidos pela agência reguladora, representam o maior pacote de novos arrendamentos portuários do país, com investimentos na ordem de R$ 3 bilhões.

Neste mês, a diretoria da Antaq aprovou a abertura da consulta pública e a realização da audiência pública do terminal portuário RDJ-07, localizado no Porto do Rio de Janeiro. A consulta ocorrerá entre os dias 25 de março e 8 de maio.

O terminal, especializado na movimentação de carga de apoio offshore, receberá um investimento de R$ 101,7 milhões ao longo de um contrato de 25 anos.

Além disso, estão previstos para este ano, no Porto do Rio de Janeiro, os arrendamentos dos terminais portuários RDJ-06, especializado em granel líquido; RDJ-10 e RDJ-11, ambos destinados à movimentação de carga geral e granéis. No Porto de Itaguaí, o pacote de novos arrendamentos de 2024 inclui o terminal ITG-02, voltado para granéis sólidos minerais, e o terminal ITG-03, destinado à alumina.

Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq, expressou sua confiança na PortosRio, destacando os projetos desafiadores para os próximos anos e ressaltando o impacto dos novos arrendamentos.

“Para este ano, temos uma série de novos arrendamentos como RDJ-06, RDJ-07, no Porto do Rio de Janeiro, e o ITG-02, no Porto de Itaguaí, com o maior investimento dos leilões este ano, totalizando quase R$ 3 bilhões de investimentos. A exploração dessas novas áreas proporcionará um novo dinamismo tanto para a operação dos portos quanto para a administração da PortosRio, possibilitando investimentos na infraestrutura e gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento e modernização para os portos do Rio”.

Durante o encontro, a PortosRio também apresentou diversos projetos estratégicos voltados para o desenvolvimento sustentável, descarbonização e segurança portuária.

“Ficamos empolgados e felizes ao ver que a PortosRio está considerando transformar Itaguaí em um complexo industrial, além de implementar iniciativas socioambientais. Vemos com bons olhos essa diversidade de atividades que tornarão a PortosRio mais eficiente e com a grandeza e o destaque que merece dentro da infraestrutura portuária nacional”, diz Nery.

Francisco Martins, presidente da PortosRio, ressaltou a importância deste robusto pacote de novos arrendamentos portuários para o comércio exterior brasileiro e para o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro.

“Esses novos empreendimentos serão fundamentais para o desenvolvimento de nossos portos, sendo que o Porto de Itaguaí se destacará como o principal complexo portuário do país na exportação de minério de ferro. Isso resultará no aumento da geração de empregos, renda e arrecadação de impostos”.

Martins também enfatizou o compromisso da Autoridade Portuária em garantir a sustentabilidade dos novos projetos de arrendatários.

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