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Porto do Açu recebe carta náutica para dar início à operação

Com a autorização para início da operação, o Porto do Açu passa a receber navios com calado de até 7 metros, apesar de ter capacidade para receber embarcações com até 10 metros de calado

Assessoria de Imprensa

08/01/2015 13h27 | Atualizada em 09/01/2015 11h43


O Porto do Açu recebeu, no final de novembro, a carta náutica emitida pela Marinha para operação dos terminais 1 e 2. O documento fornece informações hidrográficas do porto como profundidade, boias de sinalização determinando o canal de acesso, fundeadouros, rosa dos ventos, entre outros. Todos esses dados orientam o comandante na atracação do navio.

“A publicação da carta náutica estabelece um padrão de desempenho para o Porto do Açu e chancela, mundialmente, suas operações. Isso traz maior controle e segurança ao tráfego marítimo e aos comandantes das embarcações que chegam aos terminais, além da confiabilidade da autoridade marítima”, afirma o gerente de Operações

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O Porto do Açu recebeu, no final de novembro, a carta náutica emitida pela Marinha para operação dos terminais 1 e 2. O documento fornece informações hidrográficas do porto como profundidade, boias de sinalização determinando o canal de acesso, fundeadouros, rosa dos ventos, entre outros. Todos esses dados orientam o comandante na atracação do navio.

“A publicação da carta náutica estabelece um padrão de desempenho para o Porto do Açu e chancela, mundialmente, suas operações. Isso traz maior controle e segurança ao tráfego marítimo e aos comandantes das embarcações que chegam aos terminais, além da confiabilidade da autoridade marítima”, afirma o gerente de Operações da Prumo, Joffre Villote, que também é Capitão de Longo Curso da Marinha do Brasil.

Com a homologação da carta náutica, o Porto do Açu passa a receber navios com calado de até 7 metros. Como a dragagem para 10 metros já foi concluída, uma nova batimetria já está em curso para que o porto possa receber embarcações maiores podendo atingir mais de 9 metros de calado.

As primeiras operações nos terminais foram realizadas em fase de comissionamento e contaram com o apoio dos instrumentos do Centro de Controle e Operação do Tráfego Marítimo (CCOTM), além da sinalização náutica.

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