Assessoria de Imprensa
16/07/2024 10h17 | Atualizada em 17/07/2024 14h29
As pistas exclusivas para o tráfego de ônibus têm em comum o mesmo problema quando são construídas com asfalto: com o passar do tempo se desgastam devido ao peso dos veículos, criando ondulações que deterioram os ônibus e podem até causar acidentes.
Para Cleiton Coelho, gerente de tecnologia e inovação e mestre em Engenharia Civil da Max Mohr, empresa de tecnologia em argamassa e concreto, uma solução para resolver esse problema é o uso do Pavimento Urbano de Concreto (PUC).
“O problema do asfalto é que ele se desgasta com o peso dos ônibus, com as freadas, com as altas temperaturas no verão
...As pistas exclusivas para o tráfego de ônibus têm em comum o mesmo problema quando são construídas com asfalto: com o passar do tempo se desgastam devido ao peso dos veículos, criando ondulações que deterioram os ônibus e podem até causar acidentes.
Para Cleiton Coelho, gerente de tecnologia e inovação e mestre em Engenharia Civil da Max Mohr, empresa de tecnologia em argamassa e concreto, uma solução para resolver esse problema é o uso do Pavimento Urbano de Concreto (PUC).
“O problema do asfalto é que ele se desgasta com o peso dos ônibus, com as freadas, com as altas temperaturas no verão – já que é um material mais elástico e que absorve mais calor –, enquanto o PUC possui muito mais resistência contra todas essas adversidades”, explica.
A durabilidade do material é estimada em até 30 anos pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc).
Os benefícios do uso do PUC não se limitam à qualidade e durabilidade da via: o material absorve entre 8 e 10 graus a menos que o asfalto comum, segundo testes feitos pela Max Mohr.
É mais econômico, necessita de pouca escavação, gera menos lixo durante a construção e possui uma concretagem mais rápida e sem contaminações. Até o espaçamento entre os postes de energia pode ser maior, já que a cor do material é mais clara e traz maior luminosidade.
“Se for preciso chegar até uma tubulação que esteja abaixo do pavimento para uma obra, é possível ‘cortar’ o PUC em blocos, já que o material já vem nesse formato, em placas de 2 metros quadrados. Então é totalmente possível retirar o pavimento se for preciso e concretar novamente. A durabilidade e qualidade são infinitamente superiores ao asfalto”, pontua o especialista.
De acordo com a Abesc, diversos países da América do Sul, como o Chile e a Argentina, já têm aplicado com sucesso o PUC em faixas e paradas de ônibus, além de locais com operações de carga e descarga.
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