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Parceria entre CCR e TIM vai levar internet para 630 km das rodovias Dutra e Rio-Santos

A parceria vai instalar antenas e complementar a cobertura de internet no trecho entre São Paulo e Seropédica (RJ), da Via Dutra; e no trecho entre as cidades de Ubatuba (SP) e do Rio de Janeiro, na Rio-Santos

O Estado de S. Paulo

15/08/2023 14h43 | Atualizada em 16/08/2023 14h01


A CCR e a TIM firmaram uma parceria para levar a internet 4G para aproximadamente 630 quilômetros de extensão de duas das mais importantes rodovias do Brasil: a Dutra (BR-116) e a Rio-Santos (BR-101).

As vias ligam os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro e representam o maior eixo rodoviário do país, por onde são transportadas cargas que representam cerca de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
A parceria vai instalar antenas e complementar a cobertura de internet no trecho entre São Paulo e Seropédica (RJ), da Via Dutra; e no trecho entre as cidades de Ubatuba (SP) e do Rio de Janeiro, na Rio-Santos.

Por estas regiões, são realizadas

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A CCR e a TIM firmaram uma parceria para levar a internet 4G para aproximadamente 630 quilômetros de extensão de duas das mais importantes rodovias do Brasil: a Dutra (BR-116) e a Rio-Santos (BR-101).

As vias ligam os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro e representam o maior eixo rodoviário do país, por onde são transportadas cargas que representam cerca de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
A parceria vai instalar antenas e complementar a cobertura de internet no trecho entre São Paulo e Seropédica (RJ), da Via Dutra; e no trecho entre as cidades de Ubatuba (SP) e do Rio de Janeiro, na Rio-Santos.

Por estas regiões, são realizadas mais de 700 mil viagens diárias. As pistas já tinham internet em cerca de 80% do trajeto, mas com buracos de conectividade, seja pena ausência de sinal, seja pela baixa qualidade da conexão, deixando os usuários no escuro em partes do deslocamento. Agora, a previsão é que não haja interrupções.

“Na Dutra, a cobertura é maior. Na Rio-Santos, vemos mais deficiência de internet. É uma situação inconcebível porque estamos falando de um trecho muito importante para o país”, afirma o presidente da CCR Rodovias, Eduardo Camargo. “Estamos conversando desde 2019 para montar esse modelo com a TIM. O contrato deve tornar essas as rodovias mais modernas do Brasil, o que começa com conectividade”.

A CCR vai investir R$ 15 milhões na cobertura de internet, que é uma das obrigações previstas no contrato de concessão das rodovias. Ao todo, serão instaladas 34 antenas de transmissão, trabalho que ficará a cargo da TIM. A implantação começa neste ano e será concluída no fim de 2024, podendo ficar pronta até antes disso.

Com a internet, os usuários das rodovias poderão acessar pelo celular os serviços de emergências médicas e mecânicas no aplicativo da concessionária, ver imagens de câmeras de segurança e obter informações sobre o tráfego em tempo real. Os serviços ficarão disponíveis mesmo quando o pacote de dados tiver esgotado. A conexão vai complementar também a cobertura das cidades nos entornos das rodovias, como no Vale do Paraíba.

O benefício vale para clientes de todas as operadoras e não só da TIM, pois as teles têm acordos de compartilhamento de redes. “O investimento na construção das redes acontece uma vez só e atende a todas as pessoas que vão passar por lá. Existe uma inteligência na alocação de capital”, observa o presidente da TIM, Alberto Griselli.

Pedágio – A internet rápida também vai dar suporte ao primeiro sistema de pedágio eletrônico, que começou a funcionar na Rio-Santos, em março. Neste modelo, não há praças com cabines.

O pagamento é realizado de forma automática por tags nos para-brisas dos carros ou via leitura da placa. Neste caso, o motorista precisa acessar o aplicativo ou site da concessionária para realizar o pagamento em até 15 dias. Daí o nome “free flow” (fluxo livre). O mesmo sistema será levado para a Via Dutra nos próximos anos.

A CCR instalou três pórticos de cobrança eletrônica que receberão o 5G da TIM (ao longo do trajeto, será 4G). “Seriam três praças convencionais, mas tomamos a decisão de não construir, até porque tinha uma questão ambiental por se tratar de uma área de mata atlântica. Aí implantamos o free flow”, conta Camargo. Desde março, 60% da arrecadação da Rio-Santos já ocorre por meio das tags. “A adesão está superior ao imaginado”, diz.

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