Mercado
AE
30/09/2011 12h05
O setor de material de construção manteve o otimismo em setembro, quando 64% das empresas afirmaram estar otimistas com o mercado. Segundo o Termômetro da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), para outubro o indicador deve crescer com 74% das empresas avaliando o mercado interno como bom e muito bom. O patamar de otimismo em setembro é idêntico ao observado em agosto (64%).
A parcela das empresas que se consideram pessimistas recuou para menos de 1% em setembro, percentual idêntico ao previsto para outubro. Em agosto, o pessimismo em relação ao mercado interno atingia 7% das empresas. Já o grupo que classifica o setor brasileiro como regular ficou em 36% para setembro, ante os 29% em agosto
...

O setor de material de construção manteve o otimismo em setembro, quando 64% das empresas afirmaram estar otimistas com o mercado. Segundo o Termômetro da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), para outubro o indicador deve crescer com 74% das empresas avaliando o mercado interno como bom e muito bom. O patamar de otimismo em setembro é idêntico ao observado em agosto (64%).
A parcela das empresas que se consideram pessimistas recuou para menos de 1% em setembro, percentual idêntico ao previsto para outubro. Em agosto, o pessimismo em relação ao mercado interno atingia 7% das empresas. Já o grupo que classifica o setor brasileiro como regular ficou em 36% para setembro, ante os 29% em agosto e 26% para outubro.
A Abramat acredita que, apesar das ações do governo para conter a inflação e da nova crise mundial, há uma expectativa positiva do setor em função da segunda etapa do programa "Minha Casa Minha Vida" e das obras para a Copa do Mundo.
Em relação ao mercado externo, o levantamento da Abramat apontou, em setembro, que 40% das empresas estão otimistas, 30% pessimistas e 30% regulares. Esses percentuais se mantêm idênticos quando se referem ao mês de outubro.
Questionadas sobre as ações do governo federal para o setor nos próximos 12 meses, 54% das empresas se dizem otimistas em setembro, ante 38% de agosto. As empresas que se manifestaram como indiferentes às ações do governo recuaram de 54% em agosto para 41% em setembro.
Cerca de 77% das empresas informaram em setembro que pretendem investir nos próximos 12 meses, ante 69% em agosto. Em setembro de 2010, 78% das empresas manifestaram a intenção de investir no prazo de um ano.
Ao longo do mês de setembro de 2011, o patamar de utilização da capacidade instalada ficou em 86%. Em igual período do ano passado, esse índice ficou em torno de 88%.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade