Infraestrutura
Jornal Valor
10/04/2014 08h11
A Odebrecht vai investir de R$ 30 bilhões a R$ 40 bilhões nos próximos três anos em diferentes áreas de atuação. Segundo o presidente do grupo, Marcelo Odebrecht, anualmente o valor ficará entre R$ 10 bilhões e R$ 15 bilhões. "Esse é o valor que está compromissado. Pode crescer à medida que outros projetos sejam visualizados", disse ao Valor. Segundo ele, os aportes serão diversificados.
"Haverá muito investimento em infraestrutura, por meio de concessões e PPPs (parcerias público-privadas), no Brasil e no exterior. Vamos investir ainda em petroquímica, como no projeto do México [da controlada Braskem ], que ainda está em conclusão. Também na área de saneamento e em ó
...A Odebrecht vai investir de R$ 30 bilhões a R$ 40 bilhões nos próximos três anos em diferentes áreas de atuação. Segundo o presidente do grupo, Marcelo Odebrecht, anualmente o valor ficará entre R$ 10 bilhões e R$ 15 bilhões. "Esse é o valor que está compromissado. Pode crescer à medida que outros projetos sejam visualizados", disse ao Valor. Segundo ele, os aportes serão diversificados.
"Haverá muito investimento em infraestrutura, por meio de concessões e PPPs (parcerias público-privadas), no Brasil e no exterior. Vamos investir ainda em petroquímica, como no projeto do México [da controlada Braskem ], que ainda está em conclusão. Também na área de saneamento e em óleo e gás", afirmou em rápida conversa na sexta-feira durante o evento "Maratona Valor PME 2014", voltado a pequenas e médias empresas, em São Paulo.
Em infraestrutura, puxará os investimentos do grupo nos próximos anos a controlada Odebrecht Transport. A companhia participou das licitações de concessão do governo federal e conseguiu conquistar a rodovia BR-163 em trecho do Mato Grosso, além do aeroporto do Galeão (RJ). Também juntou ao portfólio no ano passado a liderança dos investimentos na linha 6-Laranja do metrô paulista, por meio de um contrato de PPP firmado com o governo do Estado.
Nos próximos dias, também deve ser anunciado como o vencedor da licitação de concessão da PR-323, no Paraná. Juntos, os ativos somam mais de R$ 25 bilhões em exigências de investimentos ao longo dos contratos. Apesar de liderar os investimentos, o montante de concessões e PPPs prevê, na maioria dos casos, a parceria com sócios e financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A companhia continua interessada em licitações de transporte, mas ainda estuda a viabilidade das ferrovias. "Estamos avaliando, mas a questão das ferrovias ainda tem muito a desenvolver. Não dá para nesse momento tomar alguma decisão", afirmou. "Não é só a questão do marco regulatório. O que você tem de olhar é projeto. Projeto bom é projeto bom.
16 de abril 2020
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