Infraestrutura
Zero Hora
06/08/2013 12h16
A prefeitura de Porto Alegre estima que as obras de mobilidade urbana necessárias para desafogar as principais vias de acesso à Arena do Grêmio custarão pelo menos R$ 128,6 milhões aos cofres públicos. Porém, desta conta apenas R$ 13 milhões foram executados na primeira etapa de readequação da Avenida Voluntários da Pátria, 70% dela concluída, segundo o secretário de Gestão, Urbano Schmitt.
O detalhamento das intervenções no bairro Humaitá foi apresentado em uma reunião com representantes dos governos estadual e federal, Trensurb, diretoria do Grêmio e da Arena Porto-Alegrense no novo estádio gremista, no início da tarde desta segunda-feira. Os projetos apresentados pela prefeitura dão conta de pelo menos seis obras viárias na zo
...A prefeitura de Porto Alegre estima que as obras de mobilidade urbana necessárias para desafogar as principais vias de acesso à Arena do Grêmio custarão pelo menos R$ 128,6 milhões aos cofres públicos. Porém, desta conta apenas R$ 13 milhões foram executados na primeira etapa de readequação da Avenida Voluntários da Pátria, 70% dela concluída, segundo o secretário de Gestão, Urbano Schmitt.
O detalhamento das intervenções no bairro Humaitá foi apresentado em uma reunião com representantes dos governos estadual e federal, Trensurb, diretoria do Grêmio e da Arena Porto-Alegrense no novo estádio gremista, no início da tarde desta segunda-feira. Os projetos apresentados pela prefeitura dão conta de pelo menos seis obras viárias na zona norte de Porto Alegre.
No entanto, o plano está em espera e captação de recursos junto ao governo federal, pois o alto valor "não cabe no orçamento do município", conforme Schmitt. Por outro lado, a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade uma emenda federal que destina R$ 60 milhões para intervenções no entorno da Arena.
Não adianta a BR-448 ficar pronta e não ter para onde escoar o trânsito. Acreditamos que essa verba já resolva os principais problemas. Nosso papel agora é reunir poder público, Grêmio e OAS para que a presidente Dilma Rousseff libere esse valor, explica o autor da emenda, deputado federal Danrlei de Deus (PSD).
Boa parte das obras contempla duplicações das avenidas Voluntários da Pátria, Ernesto Neugebauer, José Pedro Boessio e A. J. Renner. O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, sinalizou ainda com a possibilidade de estender o aeromóvel desde a Estação Aeroporto até o bairro Humaitá. O sistema teria quatro estações a um custo de cerca de R$ 150 milhões.
O Grêmio, por sua vez, formou um grupo de trabalho para apontar as necessidades viárias e sociais do bairro Humaitá. No documento, são listadas as intervenções de mobilidade e projetos de revitalização da área, com investimento habitacional, de energia elétrica e saneamento. O presidente da comissão, Renato Moreira, admitiu que o sucesso da Arena passar por melhorias nas condições em um bairro "socialmente deficiente".
Viemos aqui conjugar esforços na busca de solução para problemas que a Arena apresenta, completou o presidente.
16 de abril 2020
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