Infraestrutura
G1 Região Serrana
25/07/2013 10h47
Orçada em R$ 220 milhões, a obra para contenção do Rio Bengalas e Córrego D’antas é o maior investimento realizado emNova Friburgo, Região Serrana do Rio, nos últimos 30 anos, segundo o secretário municipal do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), Edson Lisboa. São R$ 200 milhões aplicados diretamente no Rio Bengalas, além da construção da Avenida Brasil, via que ligará Conselheiro Paulino ao Centro da cidade, desafogando o trânsito da Avenida Roberto Silveira.
A primeira etapa para a construção da Avenida Brasil já começou e se refere à canalização do Rio Bengalas por parte do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Ministério das Cidades, com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1). “A cota do rio es
...Orçada em R$ 220 milhões, a obra para contenção do Rio Bengalas e Córrego D’antas é o maior investimento realizado emNova Friburgo, Região Serrana do Rio, nos últimos 30 anos, segundo o secretário municipal do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), Edson Lisboa. São R$ 200 milhões aplicados diretamente no Rio Bengalas, além da construção da Avenida Brasil, via que ligará Conselheiro Paulino ao Centro da cidade, desafogando o trânsito da Avenida Roberto Silveira.
A primeira etapa para a construção da Avenida Brasil já começou e se refere à canalização do Rio Bengalas por parte do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Ministério das Cidades, com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1). “A cota do rio está sendo rebaixada em 3,10 metros nos Maias, até chegar a 2,50 metros no Córrego D’antas, gerando assim, um melhor fluxo para as águas”, explicou Edson Lisboa.
A falta da obra de canalização do Rio Bengalas era um dos impedimentos que fazia com que a Rota 116 não iniciasse a construção da Avenida Brasil (uma das exigências contratuais de concessão da rodovia), que, segundo Edson Lisboa, em acordo com o governo estadual e com a Concessionária Rota 116, o prefeito quer iniciar a obra de construção da avenida em 1º de janeiro de 2014. “Esse é o nosso prazo para o início da obra, concluindo em 2016. Isso era o que faltava para a Concessionária Rota 116 construir a Avenida Brasil. Porém, a concessionária alega desequilíbrio financeiro do contrato, e por isso, está sendo feita uma negociação com o governo do estado, prefeitura e Rota para definir quem vai realizar a construção. Como a prefeitura também ampliou a avenida, o prefeito está conduzindo isso pessoalmente”, destacou.
No entanto, Edson Lisboa disse que existe um imbróglio jurídico e a Rota 116 está inadimplente no contrato. O governo municipal oficializou a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) sobre a necessidade de iniciar a obra da Avenida Brasil. Rogério Cabral está conduzindo uma negociação com o Governo do Estado e a Rota 116 para poder realizar esta obra.
A prefeitura também estendeu o projeto de construção da Avenida Brasil até o bairro Novo, onde está sendo construído o novo conjunto habitacional, em Conselheiro Paulino, e terá cerca de 8.000 moradores. “Estamos em um processo de desapropriação das áreas por onde serão feitas as construções próximas às margens do rio. Vamos fazer uma nova avenida ligando o bairro Novo a Conselheiro Paulino. No nosso projeto estamos desapropriando uma área dentro de Conselheiro onde vamos ligar a Avenida Clarice Strork por uma nova ponte à RJ-116, ou seja, estamos tirando o engarrafamento, o trânsito de dentro de Conselheiro Paulino”, explicou o secretário Edson Lisboa.
16 de abril 2020
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