Assessoria Especial de Comunicação Social
01/07/2025 20h34
A requalificação do Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro (Val-De-Cans), em Belém, segue em ritmo intenso. O Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), está investindo R$ 470 milhões na antecipação das obras da fase 1B do contrato de concessão para tornar o terminal aéreo apto a receber os mais de 40 mil participantes da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro.
As obras se concentram na área de embarque, pista de pousos e decolagens e terminal de passageiros
...A requalificação do Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro (Val-De-Cans), em Belém, segue em ritmo intenso. O Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), está investindo R$ 470 milhões na antecipação das obras da fase 1B do contrato de concessão para tornar o terminal aéreo apto a receber os mais de 40 mil participantes da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro.
As obras se concentram na área de embarque, pista de pousos e decolagens e terminal de passageiros. Após a requalificação, o aeroporto terá entre as melhorias a área de embarque quase triplicada - passando de 1.593m² para 4.303m² - contará com climatização, nova iluminação e pista de pousos e decolagens requalificada.
O secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, avaliou positivamente o andamento dos trabalhos.
“Estamos passando um verdadeiro pente fino no aeroporto para que todas as intervenções sejam entregues antes da COP 30, e buscando causar o menor impacto possível nas operações rotineiras do terminal. Ficamos felizes em ver que o trabalho está acelerado e a visita também solucionou alguns gargalos que foram encontrados pela administração do aeroporto”, destaca.
COP 30 - A capital paraense estará no centro das discussões acerca das mudanças climáticas e receberá autoridades de todo o mundo para tratar do futuro do nosso planeta. A trigésima edição da COP 30 reunirá líderes, cientistas e organizações não governamentais em torno da pauta ambiental.
Com um público estimado de 7 mil pessoas nos principais dias da COP 30, o Aeroporto Internacional de Belém será fundamental para o evento ao receber as delegações internacionais.
Um plano de parking também foi elaborado pela SAC para evitar congestionamento no terminal aéreo, deslocando aeronaves para outros aeroportos que realizarão o reabastecimento e estarão disponíveis para pernoite.
01 de julho 2025
01 de julho 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade