Infraestrutura
sidneyrezende
14/10/2013 12h57
Em junho passado, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, responsável por quase todas as intervenções no Estado, garantiu, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que as obras estavam a pleno vapor e ficariam prontas em março do próximo ano, "nem um dia a mais, nem um dia a menos". Algumas, aliás, segundo ele, seriam finalizadas antes do prazo.
Mas quem visita alguns dos canteiros de obras duvida da promessa do secretário. A construção do terminal de ônibus Cosme e Damião, integrado com o metrô, está paralisada há pelo menos quatro meses e a implantação do trecho do Ramal da Copa até a Avenida Belmino Correia está muito distante de ser finalizada, com muitas desapropriações no caminho.
O TI Cosme e Damião deveria ter si
...Em junho passado, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, responsável por quase todas as intervenções no Estado, garantiu, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que as obras estavam a pleno vapor e ficariam prontas em março do próximo ano, "nem um dia a mais, nem um dia a menos". Algumas, aliás, segundo ele, seriam finalizadas antes do prazo.
Mas quem visita alguns dos canteiros de obras duvida da promessa do secretário. A construção do terminal de ônibus Cosme e Damião, integrado com o metrô, está paralisada há pelo menos quatro meses e a implantação do trecho do Ramal da Copa até a Avenida Belmino Correia está muito distante de ser finalizada, com muitas desapropriações no caminho.
O TI Cosme e Damião deveria ter sido concluído desde dezembro do ano passado, segundo planos anunciados pelo governo estadual em outubro de 2011, quando a ordem de serviço foi assinada pelo governador Eduardo Campos (PSB). Atualmente, o terminal se resume a uma pequena estrutura de banheiros, improvisada para os jogos da Copa das Confederações, realizada no último mês de junho.
As obras do restante do Ramal da Copa - quatro quilômetros entre a ponte sobre o Rio Capibaribe, a Estação Cosme e Damião e a Estação Camaragibe - estão sendo feitas, mas a impressão é de que os trabalhos não serão finalizados a tempo. O chamado "eixo interno", entre a BR-408 e a ponte, concluído para a Copa das Confederações, ainda está em perfeito estado, mas o ramal avançou pouco na direção da Estação Camaragibe, trecho definido pelo Estado como eixo externo.
O que preocupa a população e faz com que ela acredite que os trabalhos não ficarão prontos é que, a cinco meses do mês de março - data prometida pelo secretário Danilo Cabral para conclusão dos trabalhos - e a oito meses do mundial, o Ramal da Copa ainda vai entrar no trecho que mais exige desapropriações - mais de 250 imóveis.
A Secretaria das Cidades, como tem sido costume, se pronunciou por nota enviada pela assessoria de imprensa e, mais uma vez, garantiu que todas as obras serão concluídas até março. Confirmou que as obras do TI Cosme e Damião estão paradas e explicou que a paralisação se deu porque a empresa ganhadora da primeira licitação abandonou o trabalho e que, por isso, uma nova licitação está sendo realizada.
Já em relação ao Ramal da Copa, a secretaria informou que o trecho externo (do Rio Capibaribe até o TI Cosme e Damião) está com suas obras em andamento e dentro do prazo, e que o trecho que segue em direção ao TI Camaragibe vai começar quando as desapropriações forem finalizadas, mas não informa em que situação encontra-se o processo.
16 de abril 2020
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