Infraestrutura
Diário do Nordeste
19/09/2013 13h08
O secretário de Infraestrutura de Fortaleza Samuel Dias anunciou, na quarta-feira (18), que dará início nos próximos 60 dias a construção de mais dois túneis na Via Expressa (oficialmente Av. Almirante Henrique Sabóia). Serão feitos um túnel longitudinal, sob a Via Expressa (entre as Avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás), na Aldeota, e passará por debaixo do futuro trilho VLT, e o outro túnel será construído na Av. Alberto Sá, no bairro Papicu. A Capital também contará com 77,8km de sistema de Bus Rapid Transit (BRTs), faixas exclusivas para ônibus.
A promessa é que as obras na Via Expressa sejam concluídas, até a Copa do Mundo, em maio de 2014. FOTO: JOSÉ LEOMAR/ ARQUIVO
Ao todo, estão previstos no pacote de obra
...O secretário de Infraestrutura de Fortaleza Samuel Dias anunciou, na quarta-feira (18), que dará início nos próximos 60 dias a construção de mais dois túneis na Via Expressa (oficialmente Av. Almirante Henrique Sabóia). Serão feitos um túnel longitudinal, sob a Via Expressa (entre as Avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás), na Aldeota, e passará por debaixo do futuro trilho VLT, e o outro túnel será construído na Av. Alberto Sá, no bairro Papicu. A Capital também contará com 77,8km de sistema de Bus Rapid Transit (BRTs), faixas exclusivas para ônibus.
A promessa é que as obras na Via Expressa sejam concluídas, até a Copa do Mundo, em maio de 2014. FOTO: JOSÉ LEOMAR/ ARQUIVO
Ao todo, estão previstos no pacote de obras de mobilidade urbana para Fortaleza, quatro túneis na extensão da Via Expressa. Atualmente, estão em andamento, as obras do túnel do cruzamento com a Av. Santos Dumont, iniciado em maio deste ano, e outra no cruzamento com a Av. Padre Antônio Tomás, em andamento desde agosto.
A promessa é que as obras na Via Expressa sejam concluídas, até a Copa do Mundo, em maio de 2014, juntamente com o túnel do cruzamento das avenidas Alberto Craveiro, Dedé Brasil e parte da Deputado Paulino Rocha. A construção dos túneis na Via Expressa faz parte da Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014
O secretaria de Conservação e Serviços Públicos João Pupo explicou que, além das medidas a longo prazo, com o plano de mobilidade urbana, a prefeitura também estuda medidas emergências para a cidade. O plano emergencial deve durar de 5 meses a 1 ano e tem o objetivo de diminuir em 10 a 20% o tempo de deslocamento do fortalezense. Pupo informou que as medidas ainda estão sendo estudadas.
5 faixas exclusivas para ônibus
O plano de mobilidade da Capital ainda conta com 5 BRTs, corredores expressos para o transporte público na Capital, compreendem um total de 77,8km de extensão. O primeiro deles, é o Antônio Bezerra/Papicu que está com 65% de execução e possui 17,4km de extensão. Outro batizado como BRT'S Copa compreende 18km e passará pela Av. Alberto Craveiro, Raul Barbosa, Dedé Brasil e Paulino Rocha.
Na Av. Augusto dos Anjos com Av. José Bastos, o BRT terá 11,6km de extensão. Já na Av. Senador Fernandes Távora com Av. Expedicionários a faixa exclusiva para ônibus terá 15,6km de extensão. E por fim, o BRT4 que vai da BR-116 a Av. Aguanambi, sendo 15,2km de faixa.
As obras do BRTs, que deve diminuir o tempo de trânsito na Capital, conta com alargamento da via, construção de ciclovia, drenagem, nova pavimentação, padronização de calçadas e as faixas exclusivas para ônibus.
16 de abril 2020
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