Infraestrutura
Agência Rio
24/01/2013 11h57 | Atualizada em 24/01/2013 17h13
As obras de drenagem nas vias de entorno do Estádio João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro, estão em fase de conclusão. Com o investimento de R$ 18,1 milhões, as obras devem beneficiar moradores, transeuntes e usuários da Estação Engenho de Dentro de trens metropolitanos, com a eliminação de pontos críticos de alagamento.
Executadas pela Rio-Águas, a etapa das obras prevê a implantação de 854 m de rede de drenagem nos arredores do equipamento, além da construção do tunnel liner próximo à estação, um método não destrutivo para a implantação de galeria pluvial. A técnica foi utilizada em trecho específico, próximo à linha de trem, por não exigir interrupção do tr
...As obras de drenagem nas vias de entorno do Estádio João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro, estão em fase de conclusão. Com o investimento de R$ 18,1 milhões, as obras devem beneficiar moradores, transeuntes e usuários da Estação Engenho de Dentro de trens metropolitanos, com a eliminação de pontos críticos de alagamento.
Executadas pela Rio-Águas, a etapa das obras prevê a implantação de 854 m de rede de drenagem nos arredores do equipamento, além da construção do tunnel liner próximo à estação, um método não destrutivo para a implantação de galeria pluvial. A técnica foi utilizada em trecho específico, próximo à linha de trem, por não exigir interrupção do tráfego.
O restante das obras segue o procedimento convencional para o manejo de águas pluviais urbanos, seguindo a NBR 12266, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), referente ao projeto e execução de valas para assentamento de tubulação de água. A rede de drenagem está sendo implantada nas ruas Dona Eugênia, Arquias Cordeiro e em parte da rua José dos Reis, no trecho até a Arquias Cordeiro.
No total, 3,7 km de galerias pluviais serão implantados nas ruas de acesso ao estádio, com a intenção de eliminar pontos de alagamento. As intervenções devem aumentar a capacidade de escoamento das ruas para, pelo menos, o dobro da que existia anteriormente, sendo que em alguns pontos a capacidade chegará a aumentar até cinco vezes. Todo o sistema de drenagem urbana nos arredores do estádio será implantado até junho deste ano.
16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade