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Novo PAC destina R$ 1,5 bilhão para modernizar portos da Bahia e impulsionar logística regional

O objetivo é ampliar a infraestrutura logística, fortalecer a competitividade regional e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado

Transporte Moderno

30/05/2025 10h34 | Atualizada em 30/05/2025 10h35


O governo federal anunciou um pacote de R$ 1,5 bilhão em investimentos para os portos públicos da Bahia - Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus - por meio do Novo PAC.

O objetivo é ampliar a infraestrutura logística, fortalecer a competitividade regional e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado.

Durante a cerimônia de anúncio, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o impacto estratégico dos investimentos, que devem gerar empregos e ampliar a capacidade logística.

Também participaram do evento o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o governador Jerônimo Rodrigues e o diretor-presidente da Codeb

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O governo federal anunciou um pacote de R$ 1,5 bilhão em investimentos para os portos públicos da Bahia - Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus - por meio do Novo PAC.

O objetivo é ampliar a infraestrutura logística, fortalecer a competitividade regional e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado.

Durante a cerimônia de anúncio, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o impacto estratégico dos investimentos, que devem gerar empregos e ampliar a capacidade logística.

Também participaram do evento o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o governador Jerônimo Rodrigues e o diretor-presidente da Codeba, Antonio Gobbo.

No Porto de Aratu-Candeias, a ATU 12 investirá R$ 400 milhões na modernização do terminal de granéis minerais, enquanto a ATU 18 executa contrato de R$ 120 milhões e propôs mais R$ 535 milhões para granéis vegetais. A Ultracargo, por sua vez, aplicará R$ 305,7 milhões em um novo píer de líquidos e ampliação de armazenagem, permitindo atender navios maiores.

No Porto de Salvador, os investimentos focam em modernização tecnológica e ampliação da infraestrutura para aumentar a eficiência do terminal.
Em Ilhéus, serão destinados R$ 129,6 milhões para reativar o Moinho de Trigo, inativo há 17 anos.

A dragagem devolveu ao porto 10 metros de profundidade, com nova etapa prevista para 14 metros, permitindo atracação de navios maiores. A expectativa é consolidar os portos como hubs logísticos regionais.

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