P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
EMPRESAS
Voltar

Nova tecnologia da SSAB potencializa a segurança de portas blindadas

O aço Armox da SSAB reduziu o peso da porta blindada pela metade: a versão fabricada com aço nacional de 250 quilos passou a pesar de 120 a 130 quilos

Assessoria de Imprensa

14/03/2024 08h32 | Atualizada em 14/03/2024 15h53


Crescimento da insegurança pública no país abre demanda para mercado de blindagem e os aços inovadores contra a penetração de objetos ou explosão da SSAB são amplamente utilizados para a proteção de pessoas, propriedades e objetos valiosos em todos os tipos de ambientes.

Nesta aplicação, o aço Armox reduziu o peso da porta blindada pela metade: a versão fabricada com aço nacional de 250 quilos passou a pesar de 120 a 130 quilos.

Segundo a fabricante, além de entregar leveza, o aço da siderúrgica SSAB proporciona alto desempenho no produto como um todo, rigidez e resiste à perfuraç

...

Crescimento da insegurança pública no país abre demanda para mercado de blindagem e os aços inovadores contra a penetração de objetos ou explosão da SSAB são amplamente utilizados para a proteção de pessoas, propriedades e objetos valiosos em todos os tipos de ambientes.

Nesta aplicação, o aço Armox reduziu o peso da porta blindada pela metade: a versão fabricada com aço nacional de 250 quilos passou a pesar de 120 a 130 quilos.

Segundo a fabricante, além de entregar leveza, o aço da siderúrgica SSAB proporciona alto desempenho no produto como um todo, rigidez e resiste à perfuração e ao arrombamento

A Tecno Safety, empresa recém-lançada pelo Grupo Tecno – 15 anos no mercado, especializada no segmento de portas industriais e comerciais – baseia-se no segmento de security e protection, envolvendo uma ampla gama nos mercados privado (varejo), corporativo (grandes empresas) e com planejamento de entrar no de Governo, com aplicações dos aços da SSAB.

A escalada da violência nos grandes centros urbanos nas últimas décadas tem sido motivo de preocupação de Governos, órgãos civis e da própria população. A tarefa para um cenário de paz é urgente, mas algumas soluções podem ser um paliativo para a volta da sensação de segurança.

Embora a blindagem automotiva cresça estrondosamente, com o número de veículos blindados batendo recorde, passando de 20.024 para 25.916 unidades entre 2021 e 2022, de acordo com a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), o mercado de blindagem arquitetônica se faz presente, sendo competitivo, com diversas indústrias desenvolvendo tecnologias e serviços que também beneficiam a sociedade civil.

Segundo o engenheiro Felipe Masetti como diretor técnico da Tecno Safety, as portas blindadas fabricadas pela empresa com o uso de aços da SSAB atendem um público que compra produtos blindados por necessidade. São chapas são balísticas, leves e são antiarrombamento, ou seja, têm a rigidez necessária contra intrusão forçada.

O peso do aço nacional – Um dos principais problemas que Masetti se defrontava em sua área era com o peso das portas blindadas. Com balística de nível 3 da NBR 15000, de proteção contra fuzis, é uma porta que o mercado ainda fabrica com aço nacional e que pesa 250 quilos (uma folha tradicional de 2,10 X 80 de largura).

“Essa porta convencional, com o aço nacional, significa não só um incômodo no manuseio – é preciso fazer um esforço para movimentá-la. Mas além disso, ela gera muitos incidentes, em função de manusear 250 quilos se movimentando e quando é posicionada no batente, vira uma guilhotina. Se pega num dedo, o dedo não vai ficar roxo. Ou o dedo quebra ou até decepa”, diz.

Solução – O primeiro pensamento para solucionar a questão do peso da porta foi utilizar aramida em sua fabricação, um produto mais leve. Porém, o balístico é um complemento ao diferencial de compra da porta: o principal é ser contra arrombamento.

“Se você adquire uma porta blindada, a proteção não será somente contra disparos, mas sim, que ela tenha rigidez para que não entrem. E nisso, a aramida é zero”, afirma Masetti. A solução encontrada foi a partir de pesquisas e descobrindo os aços de alta resistência da SSAB.

“A partir do momento que o aço Armox começou a ser utilizado, conseguimos reduzir drasticamente o peso de uma porta blindada: passou a pesar de 120 a 130 quilos, metade do peso original. Equivale ao peso de uma porta de madeira maciça em uma casa de alto padrão. Já está todo mundo acostumado com ela”, adiciona Masetti.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade