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Nova Rodovia entre Santos e São Paulo promete reduzir o trânsito na região

A rodovia, que funcionará como uma terceira pista para o Sistema Anchieta-Imigrantes, visa reduzir drasticamente o tempo de deslocamento e aliviar os frequentes congestionamentos que paralisam o acesso à Baixada Santista

Setcesp

28/10/2025 10h54 | Atualizada em 28/10/2025 10h59


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou um projeto de infraestrutura de R$ 6 bilhões que promete ser a solução definitiva para o tráfego intenso entre o litoral e a capital paulista.

A obra é vista como um passo crucial para modernizar a mobilidade da região, impulsionar o turismo e fortalecer a economia regional.

A rodovia, que funcionará como uma terceira pista para o Sistema Anchieta-Imigrantes, visa reduzir drasticamente o tempo de deslocamento e aliviar os frequentes congestionamentos que paralisam o acesso à Baixada Santista, especialmente em feriados e fins de semana.

O ambicioso projeto consiste em u

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O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou um projeto de infraestrutura de R$ 6 bilhões que promete ser a solução definitiva para o tráfego intenso entre o litoral e a capital paulista.

A obra é vista como um passo crucial para modernizar a mobilidade da região, impulsionar o turismo e fortalecer a economia regional.

A rodovia, que funcionará como uma terceira pista para o Sistema Anchieta-Imigrantes, visa reduzir drasticamente o tempo de deslocamento e aliviar os frequentes congestionamentos que paralisam o acesso à Baixada Santista, especialmente em feriados e fins de semana.

O ambicioso projeto consiste em uma via de aproximadamente 55 quilômetros de extensão.

A engenharia prevê que 17 quilômetros serão túneis escavados na desafiadora Serra do Mar.

O traçado da nova rodovia iniciará no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes e se estenderá até a Rodovia Cônego Domenico Rangone, já em Santos. Além dos túneis, a proposta inclui a construção de viadutos e um túnel imerso, soluções inovadoras para mitigar gargalos e garantir maior fluidez no trânsito.

A expectativa é que a estrutura traga melhorias duradouras, otimizando o desenvolvimento logístico e econômico da região metropolitana.
O cronograma prevê que a licitação do projeto ocorra até o final de 2025, com o início das obras programado para o começo de 2026.

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