Assessoria de Imprensa
20/06/2023 08h35 | Atualizada em 21/06/2023 13h57
A Maxtrack e a Qualcomm anunciam uma nova solução de monitoramento para o transporte de passageiros, tanto urbano quanto rodoviário e de fretamento, ao mesmo tempo que promete uma melhor experiência para os usuários dos sistemas.
O projeto contempla a criação de um laboratório dedicado ao desenvolvimento de uma plataforma para processamento de imagens com o uso de inteligência artificial em sistemas de transporte coletivo.
Segundo as empresas, a solução abrange atividades como contagem automática de passageiros, monitoramento da segurança no embarque e desembarque, identificação permanente de origem e destino dos usu
...A Maxtrack e a Qualcomm anunciam uma nova solução de monitoramento para o transporte de passageiros, tanto urbano quanto rodoviário e de fretamento, ao mesmo tempo que promete uma melhor experiência para os usuários dos sistemas.
O projeto contempla a criação de um laboratório dedicado ao desenvolvimento de uma plataforma para processamento de imagens com o uso de inteligência artificial em sistemas de transporte coletivo.
Segundo as empresas, a solução abrange atividades como contagem automática de passageiros, monitoramento da segurança no embarque e desembarque, identificação permanente de origem e destino dos usuários, apoio à condução segura e monitoramento do estado das vias, além de propiciar uma experiência de WiFi de qualidade aos usuários.
Baseado no novo Qualcomm QCM/QCS6490 System-on-Chip (SoC), o design de conectividade 5G disponibiliza WiFi 6 aos usuários de transporte urbano e de longas distâncias.
A nova plataforma de serviços integrados também promete possibilitar a introdução de novas formas de bilhetagem, aumentar a segurança para os motoristas e passageiros e disponibilizar novos serviços ao público.
Inicialmente, a solução será destinada à frota de ônibus do município de São Paulo, que já conta com mais de 6 mil equipamentos da Maxtrack instalados, com a estimativa de expansão para outras regionais da América Latina a partir de 2024.
Para o desenvolvimento da nova plataforma e a criação do laboratório, que será operado no Brasil, as companhias realizarão um investimento de R$ 25 milhões até o final de 2024.
“Temos trabalhado para liderar a transformação tecnológica no segmento de transportes a partir de uma solução única e com enorme poder de processamento, integrando telemetria, visão computacional e conectividade avançada”, comenta Gustavo Travassos, fundador da Maxtrack e responsável pelo setor de inovação da empresa.
“Dessa forma, identificamos que este é o momento de ir além, dando um passo pioneiro que contribuirá para o desenvolvimento do setor, não só no Brasil, mas também em todo o continente”, completa.
Além das novas tecnologias, a segurança cibernética e a proteção dos dados de usuários também serão trabalhadas com a nova plataforma.
A inclusão da tecnologia nas frotas será realizada de forma gradual, com conclusão prevista para 2025.
"Nosso objetivo é aplicar a inteligência artificial para aprimorar o monitoramento de segurança durante o embarque e desembarque, bem como para garantir a identificação precisa da origem e destino dos usuários", explica Leonardo Finizola, diretor de vendas da Qualcomm.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade