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02 de dezembro de 2021
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Nova norma prevê pesagem de caminhões em movimento para coibir excesso de carga

Documento com especificações para sistemas de pesagem embarcada e em movimento foi lançado no 14º ConstruBusiness
Fonte: ABNT

Para garantir segurança e competitividade para empresas de transporte, concessionárias, usuários e órgãos de fiscalização, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou no dia 29 de novembro a norma NBR ISO 15638-20, sobre pesagem em movimento para veículos de carga.

O anúncio foi feito durante o 14º ConstruBusiness (Congresso Brasileiro da Construção), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

A nova norma prevê especificações para sistemas de pesagem embarcada e em movimento, Weight in Motion em inglês (WIM), em rodovias.

As tecnologias contam com sensores, câmeras, escâneres, sistema de monitoramento por radiofrequência (RFID), entre outros, para fiscalizar veículos e caminhões sem que haja a necessidade das já conhecidas paradas obrigatórias nas balanças rodoviárias, além de identificar danos causados pela carga no pavimento, por exemplo.

O sistema já está em teste no país e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem se mobilizando para a implantação em 180 pontos de rodovias.

“A norma promoverá integração ...


Para garantir segurança e competitividade para empresas de transporte, concessionárias, usuários e órgãos de fiscalização, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou no dia 29 de novembro a norma NBR ISO 15638-20, sobre pesagem em movimento para veículos de carga.

O anúncio foi feito durante o 14º ConstruBusiness (Congresso Brasileiro da Construção), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

A nova norma prevê especificações para sistemas de pesagem embarcada e em movimento, Weight in Motion em inglês (WIM), em rodovias.

As tecnologias contam com sensores, câmeras, escâneres, sistema de monitoramento por radiofrequência (RFID), entre outros, para fiscalizar veículos e caminhões sem que haja a necessidade das já conhecidas paradas obrigatórias nas balanças rodoviárias, além de identificar danos causados pela carga no pavimento, por exemplo.

O sistema já está em teste no país e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem se mobilizando para a implantação em 180 pontos de rodovias.

“A norma promoverá integração de usuário, concessionária e órgão regulador e resultará em competitividade das empresas de transporte e segurança nas estradas”, afirma Mario William Esper, presidente da ABNT e diretor da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

A ABNT NBR ISO 15638-20 faz parte de uma série de 24 documentos internacionais adotados no Brasil pelo Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego (ABNT/CB-016).

A ideia é que em breve sejam publicadas normas complementares abordando temas como padronização da estrutura física das estradas, sinalização e equipamentos eletrônicos.

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