Assessoria de Imprensa
13/02/2025 14h26 | Atualizada em 13/02/2025 14h36
O grupo de tecnologia Wärtsilä apresenta ao mercado o motor 46TS de próxima geração, projetado para “balancear as energias renováveis, fornecer energia de base altamente eficiente e operar com combustíveis sustentáveis no futuro”.
O motor de grande diâmetro é a evolução da consolidada linha de motores para usinas de energia da marca, incluindo a plataforma de motores W50, que já conta com 55 milhões de horas de operação desde 2008.
Segundo a companhia, utilizar motores de balanceamento para viabilizar energias renováveis intermitentes é um caminho mais adequado para alcançar siste
...O grupo de tecnologia Wärtsilä apresenta ao mercado o motor 46TS de próxima geração, projetado para “balancear as energias renováveis, fornecer energia de base altamente eficiente e operar com combustíveis sustentáveis no futuro”.
O motor de grande diâmetro é a evolução da consolidada linha de motores para usinas de energia da marca, incluindo a plataforma de motores W50, que já conta com 55 milhões de horas de operação desde 2008.
Segundo a companhia, utilizar motores de balanceamento para viabilizar energias renováveis intermitentes é um caminho mais adequado para alcançar sistemas de energia de carbono zero, comparados aos sistemas exclusivamente renováveis.
O balanceamento da energia pode reduzir custos, emissões e uso de terras, conforme revela o recente relatório global de modelagem de sistemas de energia ‘Crossroads to Net Zero’, que detalha o papel vital da flexibilidade da geração na transição energética
"A transição energética não pode ser alcançada apenas com energia renovável – precisamos de motores flexíveis e altamente eficientes para apoiar a energia eólica e solar durante os períodos de baixa geração”, diz Anders Lindberg, presidente da Wärtsilä Energy.
“O motor flexível 46TS oferece exatamente isso, expandindo nossa oferta tecnológica existente para balancear as energias renováveis e operar de forma econômica com energia de base", completa.
O motor 46TS busca garantir que, quando os combustíveis sustentáveis se tornarem mais amplamente disponíveis, os motores possam desempenhar um papel essencial na entrega de sistemas de energia 100% renováveis.
O modelo gera 23,4 MW/unidade, o que significa a necessidade de menos motores para alcançar grandes tamanhos de usinas.
De acordo com a Wärtsilä, outros benefícios incluem eficiência aprimorada para mais de 51%, economia de combustível e redução de emissões, com desempenho superior em condições ambientais extremas e altas altitudes.
“A maior flexibilidade também se destaca, com resposta rápida a flutuações, com tempo de aceleração ainda mais rápido (2 minutos) e sem requisitos mínimos de tempo de operação ou inatividade”, acrescenta a fabricante.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade