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Menor valor para a Linha Leste do metro de Fortaleza é de R$ 2,25 bilhões

Linha Leste do Metro de Fortaleza teve ontem aberta a fase de proposta de preços

Diário do Nordeste/CE

09/08/2013 10h24


Considerada a maior licitação do País em curso, levando em consideração o valor do edital, a concorrência para as obras de instalação da Linha Leste do Metro de Fortaleza teve ontem aberta a fase de proposta de preços. O menor apresentado no certame fixa os serviços em R$ 2,25 bilhões, R$ 237 milhões abaixo do orçamento máximo apresentado pelo Estado.

O consórcio formado pelas empresas Cetenco e Acciona propôs o menor preço para a execução das obras. Atualmente, a Linha Leste do Metrô de Fortaleza é a maior licitação em curso no Brasil, em valor orçado em edital Foto:Lucas de Menezes

O preço mais baixo entre as concorrentes foi apresentado pelo consórcio formado pelas empresas Cetenco Engenharia e a Acciona Infraestructur

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Considerada a maior licitação do País em curso, levando em consideração o valor do edital, a concorrência para as obras de instalação da Linha Leste do Metro de Fortaleza teve ontem aberta a fase de proposta de preços. O menor apresentado no certame fixa os serviços em R$ 2,25 bilhões, R$ 237 milhões abaixo do orçamento máximo apresentado pelo Estado.

O consórcio formado pelas empresas Cetenco e Acciona propôs o menor preço para a execução das obras. Atualmente, a Linha Leste do Metrô de Fortaleza é a maior licitação em curso no Brasil, em valor orçado em edital Foto:Lucas de Menezes

O preço mais baixo entre as concorrentes foi apresentado pelo consórcio formado pelas empresas Cetenco Engenharia e a Acciona Infraestructuras. Apesar de o certame ser do tipo menor preço, o consórcio ainda não pode ser considerado vencedor do trâmite licitatório, uma vez que liminares na 1ª e 3ª Vara da Fazenda impedem essa declaração, a adjudicação (ato judicial de concessão para as obras) e a contratação do consórcio, conforme afirmou o presidente da Comissão Central de Concorrências, Fernando Costa de Oliveira, durante a sessão ocorrida na manhã de ontem.

Desta forma, os outros três consórcios habilitados ainda estão na competição.

O segundo menor valor foi dado pelo consórcio Mendes Júnior- Soares da Costa-Isolux, fixado em R$ 2,29 bilhões. Na sequência vem o Mobilidade Urbana, formado pelas construtoras Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e Marquise, cuja proposta foi de R$ 2,36 bilhões e, por último, o Consórcio Metrofor, com as empresas Andrade Gutierrez, Norberto Odebrecht Brasil e Serveng Civilsan, que propôs R$ 2,46 bilhões, o valor mais próximo do teto estipulado pelo governo, de R$ 2,49 bilhões. O consórcio Construcap - Copasa foi declarado inabilitado para concorrer no mês de junho.

As propostas apresentadas já se encontram em análise pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), órgão responsável pelas obras da Linha Leste. Segundo informou sua assessoria de imprensa, esta etapa, entretanto, não possui prazo definido de término.

A Seinfra irá avaliar possíveis atecnias nas propostas das candidatas, o que, caso seja constatado, poderá acarretar em desclassificação da concorrente. Apesar de o processo já ter concluído administrativamente a fase de habilitação, esta etapa segue sub-judice, podendo uma alteração gerar modificação no resultado final do processo.

Recursos

A Linha Leste do Metrô de Fortaleza tem recursos garantidos de R$ 2 bilhões por meio do Programa "Mobilidade Grandes Cidades", do Governo Federal, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento Geral da União e R$ 1 bilhão financiados pela Caixa Econômica Federal. A linha possui 12 quilômetros de extensão, totalmente subterrânea, ligando o Centro ao bairro Edson Queiroz.

As duas primeiras tuneladoras (tatuzões) das quatro adquiridas que farão os túneis da linha estão em curso, vindo da China, e devem chegar ainda este mês. A previsão do Governo do Estado é de que as obras tenham início ainda neste semestre.

 

 

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