Infraestrutura
Assessoria de Imprensa
30/01/2014 08h42
A escavadeira Shield, conhecida como "Megatatuzão", chegou nesta terça-feira, 28 de janeiro, à estação Eucaliptos da Linha 5-Lilás do Metrô. O equipamento de 75 metros de comprimento partiu do Poço Bandeirantes, em 11 de setembro de 2013, e já percorreu 483 metros do túnel de extensão da Linha 5-Lilás, que vai do Largo Treze à Chácara Klabin. Ao todo, 322 anéis de concreto já foram instalados.
"Hoje o shield, o tatuzão, chegou à Estação Eucaliptos, aqui ao lado de Moema. Ele faz o túnel e já concreta. Agora são 20 dias para revisão e ele [o tatuzão] retoma a atividade, até a Estação Moema e vai na proa até Chácara Klabin, passando por cinco estações. Nós esperamos que
...A escavadeira Shield, conhecida como "Megatatuzão", chegou nesta terça-feira, 28 de janeiro, à estação Eucaliptos da Linha 5-Lilás do Metrô. O equipamento de 75 metros de comprimento partiu do Poço Bandeirantes, em 11 de setembro de 2013, e já percorreu 483 metros do túnel de extensão da Linha 5-Lilás, que vai do Largo Treze à Chácara Klabin. Ao todo, 322 anéis de concreto já foram instalados.
"Hoje o shield, o tatuzão, chegou à Estação Eucaliptos, aqui ao lado de Moema. Ele faz o túnel e já concreta. Agora são 20 dias para revisão e ele [o tatuzão] retoma a atividade, até a Estação Moema e vai na proa até Chácara Klabin, passando por cinco estações. Nós esperamos que em um ano e meio o túnel saia lá por Chácara Klabin", disse o governador Geraldo Alckmin.
A máquina será responsável pela expansão de 4,8 quilômetros da Linha 5, entre o Poço Bandeirantes (na região do Campo Belo) até o Poço Dionísio da Costa (próximo da Estação Chácara Klabin). O trecho compreenderá as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz (ligação com a Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (ligação com a Linha 2-Verde).
O "Megatatuzão", que pesa 1.500 toneladas e tem cerca de 180 pessoas trabalhando em sua operação, já havia sido utilizado nas obras da Linha 4-Amarela e foi reformulado para operar na expansão da Linha 5-Lilás, com aumento de seu diâmetro (passando de 9,41 metros para 10,58 metros). O equipamento escava, em média, 14 metros por dia, a uma profundidade de 30 metros da superfície.
16 de abril 2020
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