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Mais da metade das obras da Copa em Porto Alegre ficará pronta após o Mundial

Prefeitura admite que projetos como a duplicação da Avenida Tronco e o viaduto da Avenida Plínio Brasil Milano serão concluídos após julho de 2014

Zero Hora

29/07/2013 08h11


A prefeitura estabeleceu novos prazos para a conclusão dos projetos de mobilidade para o Mundial na Capital e admite que a maior parte ficará pronta apenas após a realização do evento. A prioridade serão as construções no entorno do Estádio Beira-Rio, como a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, o viaduto Pinheiro Borda e o alargamento da via e construção de corredor BRT na Avenida Padre Cacique.

Ficam para depois do Mundial obras importantes para o trânsito da cidade como as trincheiras da Avenida Ceará e da Avenida Cristóvão Colombo, o viaduto da Avenida Plínio Brasil Milano e a controversa duplicação da Avenida Tronco, que exige a saída de 1.525 famílias. A administração municipal garante que os projetos serão todos fin

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A prefeitura estabeleceu novos prazos para a conclusão dos projetos de mobilidade para o Mundial na Capital e admite que a maior parte ficará pronta apenas após a realização do evento. A prioridade serão as construções no entorno do Estádio Beira-Rio, como a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, o viaduto Pinheiro Borda e o alargamento da via e construção de corredor BRT na Avenida Padre Cacique.

Ficam para depois do Mundial obras importantes para o trânsito da cidade como as trincheiras da Avenida Ceará e da Avenida Cristóvão Colombo, o viaduto da Avenida Plínio Brasil Milano e a controversa duplicação da Avenida Tronco, que exige a saída de 1.525 famílias. A administração municipal garante que os projetos serão todos finalizados.

A alteração nos cronogramas foi definida após o prefeito José Fortunati anunciar, em junho, o plano de retirar as obras da Matriz de Responsabilidades para a Copa e coloca-las no escopo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a mudança já foi aceita pelo Ministério das Cidades, mas ainda não foi oficializada. Na prática, havia o risco de a prefeitura perder verbas de financiamento da Caixa Econômica Federal caso não concluísse as obras antes da Copa.

A decisão de tirar as obras da matriz (da Copa) é no seguinte sentido: tratam-se de obras que serão legado para a cidade. Não temos por que penalizar a população com tantos desvios de trânsito. Vamos avançar de uma maneira que dê folga para que o cidadão possa se deslocar, afirma o engenheiro Rogério Baú, coordenador técnico da secretaria de Gestão.

Baú garante que a mudança trará benefício para a cidade, pois as construções poderão ser melhor acompanhadas pelo corpo técnico da prefeitura. O secretário de Gestão, Urbano Schmitt, preferiu não se manifestar. Procurada, a assessoria de imprensa do prefeito Fortunati informou que ele falará sobre o tema após o acerto de prazos com o governo federal. Entre os motivos da desistência do cronograma inicial que previa todas as obras concluídas até maio do ano que vem está a dificuldade da área técnica da prefeitura em dar conta de demandas relativas a todos os projetos ao mesmo tempo.

Ainda que haja um novo cronograma para os projetos que ficarão para depois, a prefeitura não fará a divulgação porque depende de aprovação da Caixa e do governo federal. Mas é possível que algumas das obras se estendam até 2016.

Os projetos e o Mundial

O que fica pronto antes da Copa do Mundo:

Duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva;

Viaduto Pinheiro Borda;

Viaduto da Avenida Júlio de Castilhos;

Viaduto da Avenida Bento Gonçalves com Terceira Perimetral;

Trincheira da Rua Anita Garibaldi;

O que ficará para depois:

Operação do sistema BRT (ainda que a pavimentação de corredores BRT das avenidas Padre Cacique, Protásio Alves, João Pessoa e Bento Gonçalves tenham previsão de conclusão antes do Mundial, as novas estações, terminais e ônibus não estarão em operação durante a Copa);

Duplicação da Rua Voluntários da Pátria (o trecho 1, entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos ficará pronto antes do Mundial, mas o trecho 2, entre a Ramiro e a Avenida Sertório ficará para depois);

Prolongamento da Avenida Severo Dullius;

Trincheira da Avenida Cristóvão Colombo com Terceira Perimetral;

Trincheira da Avenida Ceará;

Viaduto da Avenida Plínio Brasil Milano com Terceira Perimetral;

Duplicação da Avenida Tronco.

 

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