Infraestrutura
Governo do Estado do Ceará
18/07/2013 13h01 | Atualizada em 18/07/2013 16h05
A presidenta Dilma Rousseff esteve nesta quinta-feira (18) no Ceará. Às 10 horas, ao lado do governador Cid Gomes, a Presidenta entregou à população cearense as duas últimas estações da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, no Centro da Capital as estações Chico da Silva e José de Alencar. O evento foi na estação José de Alencar, Avenida Tristão Gonçalves, entre as ruas Liberato Barroso e Guilherme Rocha.
Com a inauguração, o percurso total da via chega aos 24,1 quilômetros. Ambas estações passarão a integrar a fase de operação assistida, tendo horário de funcionamento gratuito, das 8 horas às 12 horas, de segunda a sexta. Para atender o fluxo de passageiros, que tende a crescer, prevê-se para a nova etapa a circulação de quatro tre
...A presidenta Dilma Rousseff esteve nesta quinta-feira (18) no Ceará. Às 10 horas, ao lado do governador Cid Gomes, a Presidenta entregou à população cearense as duas últimas estações da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, no Centro da Capital as estações Chico da Silva e José de Alencar. O evento foi na estação José de Alencar, Avenida Tristão Gonçalves, entre as ruas Liberato Barroso e Guilherme Rocha.
Com a inauguração, o percurso total da via chega aos 24,1 quilômetros. Ambas estações passarão a integrar a fase de operação assistida, tendo horário de funcionamento gratuito, das 8 horas às 12 horas, de segunda a sexta. Para atender o fluxo de passageiros, que tende a crescer, prevê-se para a nova etapa a circulação de quatro trens unidade-elétrica (TUEs), cada um composto por seis carros de passageiros. Juntos, os trens têm capacidade para transportar mais de 3.500 pessoas por viagem (considerando apenas um sentido da via). O tempo para completar o percurso de Pacatuba a Fortaleza será de cerca de 35 minutos, com intervalo de 20 minutos entre os veículos .
Em seguida, às 14 horas, no Centro de Eventos do Ceará, Dilma e Cid Gomes participam da formatura de 2.500 jovens, participantes do programa Pronatec BSM - Brasil Sem Miséria, em dez municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Essa é mais uma turma de um total de 30.626 pessoas já matriculadas e capacitadas profissionalmente, nesses últimos dois anos, 2012 e 2013. Para este ano, estão disponibilizadas 42.786, nas quais 15.591 pessoas já estão matriculadas e cursando. No País, o Pronatec BSM disponibiliza 970.242 vagas, das quais 500 mil já foram preenchidas nos últimos dois anos, tempo de operacionalização do programa.
Promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), sob a coordenação no Ceará, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o Pronatec BSM se constitui, atualmente, no maior projeto de capacitação de mão de obra para pessoas carentes e em busca da oportunidade do primeiro emprego. O público-alvo são as pessoas cadastradas ou em processo de cadastramento nos programas federais de transferência de renda, beneficiários do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Sobre a Linha Sul
A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é uma obra construída com recursos dos Governos Federal e Estadual, sendo gerenciada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Faz parte do sistema metroferroviário que está sendo implantado no Ceará, juntamente com a Linha Oeste (que futuramente será remodelada para metrô), Linha Leste (que ligará o Centro a Edson Queiroz), Ramal VLT Parangaba-Mucuripe, Metrô do Cariri e Metrô de Sobral.
A via começou a ser construída em janeiro de 1999, mas somente a partir de 2007 houve um incremento no ritmo de execução das obras. O período de 2007 a 2012 foi responsável por mais de 58% de todos os investimentos na Linha Sul, que está orçada em R$ 1,5 bilhão. Além disso, nesse período, o Governo do Estado conseguiu garantir o investimento de R$ 35 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2, do Governo Federal, para a construção das estações Padre Cícero e Juscelino Kubitschek.
Sobre as Estações
A José de Alencar é a penúltima parada do trajeto, estando localizada entre a praça homônima e a da Lagoinha, na Rua 24 de Maio. O acesso para a estação, que é subterrânea, será pelas ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso. Com o início da operação comercial e a integração plena de todos os modais (como ônibus, por exemplo), a previsão é que este seja o ponto mais movimentado de toda a linha, estimando-se o trânsito de 120 mil pessoas por dia, por se tratar de uma região que possui um vasto cenário comercial dentro da Capital.
Quanto à Chico da Silva, estação derradeira, a sua maior movimentação será atingida quando esta se converter à estação Central, na qual será feita a integração com a Linha Leste, que atualmente está em processo licitatório, e com a Linha Oeste, que posteriormente será reformulada para o sistema de metrô. As entradas para a plataforma também subterrânea será pela Rua Padre Mororó com Rua Castro e Silva .
Pronatec
No Ceará, estão matriculados atualmente 15.591 pessoas, jovens a partir de 16 anos de idade, de 68 municípios que já pactuaram vagas com o MDS. Até o momento, 165 municípios já aderiram ao programa. “O Pronatec Brasil Sem Miséria é mais uma porta de formação profissional que se abre para nossos trabalhadores. Precisamos do engajamento de todos os gestores municipais para reforçarmos a expansão desse programa”, defende o titular das STDS, o economista Evandro Leitão, ao destacar a importância do Pronatec para a formação profissional e cidadã dos jovens cearenses e dos demais Estados.
Para realização do programa no Estado, a STDS vem promovendo o diálogo e a articulação com os municípios, organizando as ações desenvolvidas em âmbito Estadual, identificando, com apoio das prefeituras Municipais e do Sine/IDT as oportunidades de geração de emprego e renda, além de fazer o alinhamento da oferta dos cursos de qualificação com o perfil do público-alvo do programa. “Os cursos são ofertados de acordo com o Mapa de Oportunidades de Trabalho e Emprego, identificado pelas prefeituras, com apoio do Sine-CE, sempre em conformidade com as vocações produtivas de cada município”, explica Evandro Leitão.
Eixos vocacionais
A execução do Pronatec BSM é desenvolvida pelas prefeituras, que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários e acompanhamento dos alunos em suas respectivas cidades, sempre contando com o apoio do governo Estadual e do MDS. Os principais eixos de formação inicial e continuada são nas áreas do comércio, indústria e serviços. No País, 481 tipologias diferentes de cursos estão sendo ofertadas, respeitando a vocação e a demanda do mercado de trabalho de cada cidade. As áreas mais demandadas são de artesanato, alimentação e comércio e serviços.
Os interessados em participar dos cursos do Pronatec Brasil sem Miséria devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou as secretarias de Assistência Social de cada município. Em todo o Ceará existem 373 Cras, dos quais 23 estão localizados em Fortaleza. A oferta dos cursos é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e material escolar.
As capacitações serão realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e pelas unidades do Sistema Nacional de Aprendizagem, composto por Senai, Senac, Senar e Senat. Os cursos contemplam pessoas a partir dos 16 anos de idade e têm carga horária que varia de 160 a 400 horas/aula, de acordo com a tipologia. Os municípios que já tem turmas formadas são: Aquiraz, Caucaia, Cascavel, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Maranguape, Maracanaú, Pacajus e São Gonçalo do Amarante.
Exposição Chico da Silva
Nesta quinta-feira, 18, será aberta ao público a Exposição Chico da Silva, durante a inauguração das Estações Chico da Silva e José de Alencar da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que contará com a presença da presidenta da República Dilma Rousseff e do governador do Estado Cid Ferreira Gomes.
A exposição, organizada pelo artista plástico Carlos Macedo, conta com obras do acervo da Pinacoteca do Estado do Ceará, com obras de um dos mais expressivos nomes da arte cearense, o pintor e desenhista Chico da Silva (1910-1985), considerado o pintor primitivo mais importante do Brasil. De acordo com Macedo, esta “pequena” mostra faz parte de um projeto do Governo do Estado, em parceria com o Metrofor, que prevê a ambientação de todas as estações do metrô com obras de artistas cearenses. O trabalho de Chico da Silva, cujos traços, inicialmente feitos a carvão, impressionavam pela riqueza de detalhes e abstração. Eram dragões, peixes voadores, sereias, figuras ameaçadoras de grande densidade e formas.
16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade