Frota & Cia
23/01/2024 09h55 | Atualizada em 23/01/2024 09h56
O leilão para a concessão da BR-040/MG, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, foi agendado para 11 de abril pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Estão previstos mais de R$9 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão. O aviso de licitação relativo ao Edital de Concessão foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira de dezembro.
A aprovação do edital marca a solução para o trecho que, atualmente, está em processo de relicitação sob administração da Via 040, responsável apenas pela manuten&cced
...O leilão para a concessão da BR-040/MG, que abrange o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, foi agendado para 11 de abril pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Estão previstos mais de R$9 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão. O aviso de licitação relativo ao Edital de Concessão foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira de dezembro.
A aprovação do edital marca a solução para o trecho que, atualmente, está em processo de relicitação sob administração da Via 040, responsável apenas pela manutenção e operação essencial da rodovia.
“Estamos avançando no primeiro processo de relicitação de concessão de rodovias, que trará diversas melhorias para o usuário, como aumento de capacidade, aprimoramento de serviços e adoção de tecnologia. Isso também permitirá melhorias em gargalos existentes, proporcionando soluções mais eficazes, como na saída de Belo Horizonte, na região do minério, que trará maior segurança, fluidez viária e eficiência”, destaca o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
Melhorias previstas – O projeto de concessão da BR-040/MG abrange o trecho entre o entroncamento com a BR-356/MG (A) (p/ Belo Horizonte) até o entroncamento com a Antiga União e Indústria (B. Triunfo), em Juiz de Fora.
Entre as melhorias previstas estão: duplicação de quase 164 km; 42 km de faixas adicionais; 15 km de vias marginais; 34 correções de traçado; 14 viadutos; 57 pontos de ônibus; 1 rampa de escape; 14 km de ciclovias; 17 barreiras acústicas; 7 caixas de produtos perigosos; 11 passagens de fauna; implantação de um Ponto de Parada de Descanso (PPD); 8 passarelas; 18 retornos em nível.
Além disso, está prevista para a BR-040/MG a implantação de sistema de iluminação em curvas côncavas com restrição de visibilidade; sistema de análise de tráfego; detecção automática de incidentes; circuito fechado de TV, com 117 câmeras e 20 câmeras na passarela; um sistema de monitoramento meteorológico e três (3) ambulâncias do Tipo C e duas (2) ambulâncias do Tipo D.
A possibilidade de transição do sistema de cabine para a implantação da cobrança eletrônica pelo uso da rodovia, utilizando o sistema de livre passagem (Free Flow), também está prevista no edital da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora.
18 de dezembro 2024
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