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Leilão da hidrovia do Rio Madeira pode reduzir custo do frete em até 24%

Estudo da concessão propôs uma tarifa de R$ 0,80 por tonelada transportada para cobrir investimentos, como dragagem e sinalização, e despesas com manutenção

CNN Brasil

18/11/2025 07h30


O leilão da Hidrovia do Rio Madeira - cuja extensão vai de Porto Velho (RO) a Itacoatiara (AM) - pode reduzir o custo do frete em até 24%, segundo estudos da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e Infra S.A.

De acordo com fontes ouvidas pela CNN, a redução no custo do frete será algo “natural” de mercado, já que a concessão da hidrovia vai melhorar a eficiência da navegação ao permitir que o rio seja navegável por grandes embarcações por mais dias do ano, mesmo na época de seca, além de possibilitar uma navegação segura durante à noite.

Em 2024, a s

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O leilão da Hidrovia do Rio Madeira - cuja extensão vai de Porto Velho (RO) a Itacoatiara (AM) - pode reduzir o custo do frete em até 24%, segundo estudos da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e Infra S.A.

De acordo com fontes ouvidas pela CNN, a redução no custo do frete será algo “natural” de mercado, já que a concessão da hidrovia vai melhorar a eficiência da navegação ao permitir que o rio seja navegável por grandes embarcações por mais dias do ano, mesmo na época de seca, além de possibilitar uma navegação segura durante à noite.

Em 2024, a seca que atingiu os rios da região Norte do Brasil paralisou o transporte de grãos pelo Madeira, obrigando as empresas exportadoras a desviar o transporte de cargas para o Sul e Sudeste.

O projeto de concessão estabelece um calado - distância entre a parte mais baixa do casco da embarcação e a superfície da água - de 3 metros para garantir a navegabilidade do rio.

Para assegurar esse nível, é necessário a realização de dragagens de manutenção - retirada de sedimentos do fundo do rio.

O estudo da concessão propôs uma tarifa de R$ 0,80 por tonelada transportada para cobrir investimentos, como dragagem e sinalização, e despesas com manutenção. Não será cobrado pedágio de ribeirinhos e pescadores, de acordo com o governo federal.

A partir da concessão, o governo estima transportar até 21 milhões de toneladas pelo Rio Madeira. O projeto prevê investimentos privados da ordem de R$ 109 milhões até o quarto ano contratual.

A expectativa do governo federal é de que o leilão seja realizado em 2026. No entanto, a proposta ainda enfrenta resistências da bancada do Amazonas do Senado Federal, que já se posicionou contra a concessão.

A hidrovia do Madeira está localizada no chamado Corredor Logístico Norte, sendo o principal meio de escoamento da produção de grãos, como soja, milho e açúcar proveniente das plantações de Mato Grosso.

Na hidrovia, também são realizados os deslocamentos de passageiros e o transporte de carga que tem como destino os grandes centros da região Centro-Oeste.

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