Assessoria de Imprensa
20/12/2024 11h41
O Brasil se encontra em um momento crucial para o desenvolvimento de sua infraestrutura ferroviária.
Após décadas de projetos paralisados e desafios de regulação, o cenário começa a mudar.
O governo federal, por meio de iniciativas do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apresentou um plano ambicioso para a concessão de 2.400 km de ferrovias, abrangendo trechos estratégicos como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).
Além disso, medidas como a recuperação de 11,1 mil km de trilhos a
...O Brasil se encontra em um momento crucial para o desenvolvimento de sua infraestrutura ferroviária.
Após décadas de projetos paralisados e desafios de regulação, o cenário começa a mudar.
O governo federal, por meio de iniciativas do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apresentou um plano ambicioso para a concessão de 2.400 km de ferrovias, abrangendo trechos estratégicos como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).
Além disso, medidas como a recuperação de 11,1 mil km de trilhos abandonados e a modernização do marco regulatório buscam destravar o potencial logístico do país, de acordo com a ANTT.
Tais iniciativas evidenciam a necessidade de diversificar o transporte de cargas, ainda fortemente dependente das rodovias, e atender à crescente demanda logística de setores como agronegócio, mineração e exportação.
Ao mesmo tempo, obras emblemáticas, como a retomada do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul e os avanços na Fiol, marcam um momento de transição no setor ferroviário, como destacado em comunicados do governo federal e nas discussões setoriais promovidas pela ANTT.
Transformar projetos ferroviários em realidade no Brasil exige mais do que vontade política e investimentos financeiros. A execução dessas obras enfrenta desafios técnicos, operacionais e ambientais significativos, que demandam a atuação de construtoras altamente especializadas.
Entre os principais obstáculos estão a escassez de mão de obra qualificada e a necessidade de atender a rigorosas normas ambientais e de segurança, o que torna o cenário ainda mais desafiador.
É nesse cenário que empresas como a SEEL Engenharia, com mais de 30 anos de atuação, a reúne um histórico com diversos projetos ferroviários complexos.
Entre 2014 e 2024, afirma, a empresa esteve à frente de mais de 100 frentes de serviço, distribuídas por regiões como a Zona da Mata mineira, Sul fluminense, Serra do Mar em São Paulo, Sul do Brasil e Pará. Essas experiências consolidaram a SEEL como parceira estratégica de grandes concessionárias, como MRS e Rumo.
“A empresa oferece um amplo portfólio de serviços que incluem implantação de pátios e peras ferroviárias, substituição e reforço de OAEs (Obras de Arte Especiais), além de contenção de taludes e encostas. Recentemente, a SEEL concluiu uma ponte de concreto armado e uma passarela metálica em Barra do Piraí, desobstruindo o tráfego em um cruzamento ferroviário estratégico, um exemplo claro de sua capacidade técnica e impacto positivo na mobilidade urbana”, comenta a empresa.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade