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Investidores estrangeiros ainda tem interesse em concessões

O interesse engloba desde a construção de rodovias até o ambicioso projeto do trem-bala, do Rio a São Paulo.

Portos e Navios

25/06/2013 13h05 | Atualizada em 25/06/2013 18h04


Apesar do crescente risco político e cambial no Brasil, os investidores estrangeiros ainda estão interessados em concessões de projetos de infraestrutura, afirmou o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. Segundo ele, o interesse engloba desde a construção de rodovias até o ambicioso projeto do trem-bala, do Rio a São Paulo.

"Investidores estrangeiros em potencial sempre visitam o meu escritório", disse Figueiredo. A EPL é responsável pelo programa brasileiro de infraestrutura, incluindo uma série de aguardados leilões de concessões. Figueiredo afirmou que os investidores estrangeiros são "cruciais" para o desenvolvimento da infraestrutura do País. "Existe mais a ser feito do que o que podemo

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Apesar do crescente risco político e cambial no Brasil, os investidores estrangeiros ainda estão interessados em concessões de projetos de infraestrutura, afirmou o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo. Segundo ele, o interesse engloba desde a construção de rodovias até o ambicioso projeto do trem-bala, do Rio a São Paulo.

"Investidores estrangeiros em potencial sempre visitam o meu escritório", disse Figueiredo. A EPL é responsável pelo programa brasileiro de infraestrutura, incluindo uma série de aguardados leilões de concessões. Figueiredo afirmou que os investidores estrangeiros são "cruciais" para o desenvolvimento da infraestrutura do País. "Existe mais a ser feito do que o que podemos fazer imediatamente", comentou.

Dúvidas persistem

As dúvidas sobre investimentos estrangeiros aumentaram nas últimas semanas, devido à onda de protestos ao redor do País, com a população exigindo melhorias nos serviços públicos e o fim da corrupção. Segundo a visão de muitos investidores, os protestos elevaram o risco político no Brasil.

Para Figueiredo, "manter o prazo dos leilões de concessão vai atender algumas das exigências dos manifestantes". Isso é verdade, principalmente em relação aos projetos de transportes, que são o foco original dos protestos nas grandes cidades brasileiras, disse ele.

Além das manifestações, o real teve forte queda ante o dólar no último mês e há a influência de fatores externos, incluindo a possibilidade de uma redução de estímulos nos EUA.

"Há décadas o governo reconhece a necessidade de investir, mas nunca levou a execução a sério", afirmou. Ele defende que o Brasil expanda e melhore ferrovias, aeroportos, estradas e portos. O governo pretende leiloar 5.840 quilômetros de concessões rodoviárias este ano.

 

 

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