Assessoria de imprensa
05/05/2022 11h00
Os vencedores da 9ª edição do Prêmio InovaCidade foram divulgados pelo júri da mais importante premiação de Smart City da América Latina, que reconhece iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou entidades da sociedade civil.
Neste ano. foram 96 inscritos e 24 projetos escolhidos e os ganhadores serão homenageados no primeiro dia do Smart City Business Brazil Congress 2022.
Em sua 9ª edição, o prêmio já se consolidou como um dos maiores destaq
...Os vencedores da 9ª edição do Prêmio InovaCidade foram divulgados pelo júri da mais importante premiação de Smart City da América Latina, que reconhece iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou entidades da sociedade civil.
Neste ano. foram 96 inscritos e 24 projetos escolhidos e os ganhadores serão homenageados no primeiro dia do Smart City Business Brazil Congress 2022.
Em sua 9ª edição, o prêmio já se consolidou como um dos maiores destaques de reconhecimentos às iniciativas para as cidades.
"Com problemas cada vez mais complexos, as inovações tecnológicas, de costumes ou estilo de vida vêm assumindo um papel decisivo para solucionar demandas de pequenos municípios e em grandes centros urbanos”, comenta o presidente do Instituto Smart City Business, Leopoldo de Albuquerque.
"Para isso, é preciso divulgar e valorizar iniciativas que já apresentaram resultados positivos e que podem servir de inspiração”, diz ele.
Confira abaixo os projetos vencedores da edição.
Lemobs – Niterói (RJ)
Alimentação Escolar Inteligente: A solução da Lemobs consiste em software e aplicativo integrados que permitem a gestão da alimentação escolar de acordo com as diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Hoje, já está presente em mais de 60 escolas, impactando mais de 30 mil alunos, o que resulta em uma diminuição de 20% de erro nas solicitações, evitando o desperdício dos alimentos.
Assaí (PR)
Ecossistema Regional de Inovação Suntech: O município de Assaí/PR conta com uma instituição pública de ensino técnico profissionalizante que atende toda a demanda por ensino técnico da região. A partir deste modelo, Assaí buscou constituir um sistema de governança pública, abarcado em ciência, tecnologia e inovação. Deste novo propósito, nasceu o Ecossistema Regional de Inovação Suntech, que vem capacitando os munícipes para a inovação.
CIT / Barueri (SP)
Inovação Barueri: Iniciativa do município de Barueri (SP) integra e oferece um conjunto de mecanismos e ferramentas para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. O espaço também realiza a interação empresarial/acadêmica para o desenvolvimento de soluções. Algumas destas parcerias, inclusive, têm o objetivo de gerar empregabilidade para os participantes com os melhores resultados.
CIT / Barueri (SP)
Barueri Cidade Inteligente e Sustentável: O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do município também foi reconhecido pela utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos. O projeto congrega mais de 20 iniciativas para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais por meios digitais.
Campos do Jordão (SP)
Place Branding Campos do Jordão: O projeto está reposicionando a marca do município de Campos do Jordão baseado no seu DNA. O trabalho inovador no Brasil, o Place Branding vai além de uma proposta de marca, uma vez que tem por objetivo impactar de forma positiva toda a cadeia produtiva de uma cidade com foco no cidadão. Além de aumentar o PIB da cidade, tem o propósito de contribuir para elevar o senso de pertencimento do cidadão.
Candeias (BA)
Restart Candeias: A Plataforma do Restart Candeias busca construir o sistema de governança pública do município baiano, abarcando ciência, tecnologia e inovação, reposicionando os eixos de gestão de "Governar para o cidadão" para "Governar com o cidadão". Todo o Plano de Decolagem de Recuperação já foi concluído, colocando Candeias como a segunda melhor Gestão Fiscal do Estado, de acordo com a FIRJAN.
Caraguatatuba (SP)
Tecnologia de satélites orbitais aplicados no monitoramento de ocupações irregulares e controle dos impactos ambientais: Caraguatatuba vem sofrendo com um intenso processo de crescimento urbano. Por isso, a prefeitura implantou uma solução de monitoramento com imagens de satélite de altíssima resolução que identificam o surgimento de novas construções, invasões, descarte irregular de entulho e degradação da vegetação no município, alertando sobre alterações no território.
Carapicuíba (SP)
Juntos – Tecnologia salvando vidas, melhorando a qualidade de vida da população e reduzindo perdas materiais: Carapicuíba tem um complexo histórico de ocupação e um território marcado por áreas de relevo. Nesse contexto, são recorrentes os eventos de alagamentos, enchentes e movimentos de massa que impactam os cidadãos. Agora, a tecnologia está monitorando e informando à população, por diversos meios, inclusive dispositivo móvel, sobre a ocorrência e magnitude de riscos iminentes de desastres.
Caxias do Sul (RS)
ODS como norteador da Gestão Pública por Indicadores: O objetivo do projeto da prefeitura de Caxias do Sul é instrumentalizar a gestão pública com um dashboard de indicadores, elaborados a partir das políticas públicas existentes, alinhando-as aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O resultado servirá para fomentar a captação de recursos e a elaboração, atualização e manutenção de projetos de transformação e desenvolvimento da cidade.
Dores do Rio Preto (ES)
Compras Inteligentes: A Prefeitura de Dores do Rio Preto, no Espírito Santo, tem trabalhado para que os agricultores familiares tenham melhores condições de trabalho e consigam escoar suas colheitas mais facilmente. Por meio do projeto Compras Inteligentes objetiva proporcionar novos negócios, bem como incentivar a sucessão familiar e o sentimento de pertencimento, levando alimentos de boa qualidade para a alimentação escolar e famílias em situação de vulnerabilidade.
Itapira (SP)
Tecnologia facilitando a vida do munícipe, promovendo o desenvolvimento econômico e a empregabilidade: A prefeitura de Itapira tem como um dos seus objetivos estratégicos fomentar o desenvolvimento econômico, reduzir a burocracia e atrair novos investimentos para o município. Dessa forma, investiu em uma solução para desburocratizar e digitalizar todo o processo de emissão de alvarás de funcionamento do município, gerando economia de tempo e transparência.
Jaboatão dos Guararapes (PE)
Sistema de Monitoramento – Painel de Gestão: Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, desenvolveu um modelo de gestão que possibilita o planejamento, execução, monitoramento e avaliação de suas ações e projetos de forma sistemática, através do “Sistema de Monitoramento (Plataforma Target) – Painel de Gestão”. A implantação proporcionou uma ferramenta confiável, simples e ágil, capaz de integrar-se ao processo de acompanhamento de projetos e torná-lo mais dinâmico e eficiente.
Jundiaí (SP)
Teleinterconsulta como estratégia para ampliar acesso às especialidades médicas e qualificar a Atenção Primária de Jundiaí: O município de Jundiaí foi premiado pelo projeto de teleinterconsulta das especialidades de neurologia e cardiologia como forma de alcançar uma maior resolutividade na APS, a fim de cuidar dos usuários que se encontravam em filas de espera para especialidades médicas, bem como dar acesso, em tempo oportuno, a exames e tratamentos adequados, mitigando a possibilidade de agravos.
Londrina (PR)
Programa Compra Londrina – Estratégia de Retomada Econômica de Londrina Pós-Covid 19: Uma Smart City é aquela que aplica inteligência em compras públicas. Por meio do Compra Londrina, a Prefeitura ensina qualquer empresa disposta a encarar as disputas licitatórias. Sem atalhos ou jeitinhos, é possível aprender tudo de forma clara, o que atrai os pequenos negócios da cidade para negociações de produtos e serviços.
Ribeirão Preto (SP)
Programa Ribeirão Mobilidade: O programa é a maior obra viária da história da cidade. A Prefeitura conta com cerca de 90% das obras licitadas e em processo de licitação. São mais de 30 intervenções viárias planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto. Dessas, 11 já foram concluídas e o investimento total se aproxima de R$ 500 milhões.
Santana de Parnaíba (SP)
Projeto Anna – Utilização de Processamento Linguagem Natural para Atendimento a Munícipes: Devido a demanda crescente de ligações ao atendimento da Secretaria da Saúde de Santana de Parnaíba, em decorrência da procura de informações referentes ao covid-19, o SP@rGovLab buscou soluções em inteligência artificial e chegou em técnicas de processamento de linguagem natural com Machine Learning para não sobrecarregar os servidores públicos.
São Caetano do Sul (SP)
CGE – câmeras de monitoramento protegem a população: O novo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) tornou São Caetano do Sul uma das cidades mais monitoradas do país. O CGE permite monitorar todos os 15 km² da cidade em apenas 4 minutos, fiscalizando comportamentos suspeitos, acidentes e até desastres naturais.
São Caetano do Sul (SP)
Wi-Fi nas Escolas: A rede de última geração melhorou a internet nas escolas municipais de São Caetano. A Prefeitura investiu R$ 9,2 milhões na nova infraestrutura de rede. Desde 2017 o município tem investido fortemente nas tecnologias aplicadas à educação e foi pioneira em um modelo de avaliação 100% digital, oferecendo lousas digitais, computadores, mesas educadoras e tablets.
Laboratório de Inovação em Governo / São Paulo (SP)
Programa de Ciências Comportamentais: O Programa de Ciências Comportamentais tem o objetivo de promover melhorias nos serviços municipais de São Paulo com base em evidências a partir de estudos empíricos sobre como as pessoas tomam decisões e testes controlados de soluções piloto. O programa incide tanto em serviços e ações destinados aos cidadãos quanto aos servidores.
Laboratório de Inovação em Governo / São Paulo (SP)
Empreenda Fácil: O programa Empreenda Fácil simplifica o processo de abertura, licenciamento, regularização e baixa de empresas. Lançado em maio de 2017, permite o licenciamento de empresas de baixo risco com média de dois dias, reduzindo a burocracia para a abertura de novos empreendimentos na cidade de São Paulo.
Rio de Janeiro (RJ)
Parceria Público-Privada Smart Luz: A PPP Smart Luz, maior da América Latina, conta com investimento total de R$ 1,4 bilhão, 10 mil novas câmeras, 450 mil lâmpadas de LED e 5 mil pontos gratuitos de Wi-Fi. Acrescenta-se a modernização do parque semafórico e os novos sensores possíveis de serem instalados, que se tornarão possíveis com a implantação da rede 5G e, consequentemente, aumento do uso de IoT na cidade do Rio de Janeiro.
Prodabel – Belo Horizonte (BH)
Programa Inclusão Digital BH: O programa Inclusão Digital BH é o maior projeto de internet gratuita do Brasil, criado pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte, a Prodabel. O programa prevê a formação e capacitação em Tecnologia da Informação – o que contribui para a geração de emprego e renda - e pretende levar internet gratuita e com qualidade para todas as vilas, favelas e conjuntos habitacionais da cidade.
PRODAM –São Paulo (SP)
MEI Nota Fácil, aplicativo móvel da Nota Paulistana: O aplicativo MEI Nota Fácil foi desenvolvido para atender a demanda de emissão de notas de forma simplificada, buscando aumentar a formalização dos serviços prestados para esse tipo de contribuinte. Já disponível para download, foram mais de 10 mil downloads do aplicativo.
Unicoba Energia / São Paulo (SP)
A Ledstar transforma Mato Grosso no primeiro Estado com 100% de iluminação Led: O programa MT Iluminado faz parte de um ambicioso programa governamental chamado de Mais MT, criado em outubro de 2020. A iniciativa prevê investimentos na ordem de 9,5 bilhões, em diversas áreas. O maior projeto em iluminação pública já implantado no país e que vai gerar mais eficiência, segurança e economia.
Serviço
Smart City Business Brazil Congress
Data: 24 a 26 de maio
Horário: 9h às 18h
Inscrições: aqui
27 de novembro 2024
27 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade