Energia
ArcelorMittal
07/05/2013 15h54 | Atualizada em 07/05/2013 20h20
O desenvolvimento de um produto nacional, com menor custo de logística e manutenção para o cliente, uniu a ArcelorMittal Aços Longos e a CTZ Eolic Tower, empresa do Grupo Cortez, para aproveitaroportunidades no segmento de energia eólica. Primeira produtora de aço do país a obter o Rótulo Ecológico da ABNT, a ArcelorMittal Aços Longos apresentou uma solução para a fabricação de armaduras em aço para torres eólicas de concreto, permitindo ainda ampliar a segurança na construção e o transporte dos segmentos, além de oferecerdiferentes tamanhos de torres (extensão até 120m).
“Encontramos um parceiro disposto a cooperar e a seis mãos criamos um processo de industrializaçã
...O desenvolvimento de um produto nacional, com menor custo de logística e manutenção para o cliente, uniu a ArcelorMittal Aços Longos e a CTZ Eolic Tower, empresa do Grupo Cortez, para aproveitaroportunidades no segmento de energia eólica. Primeira produtora de aço do país a obter o Rótulo Ecológico da ABNT, a ArcelorMittal Aços Longos apresentou uma solução para a fabricação de armaduras em aço para torres eólicas de concreto, permitindo ainda ampliar a segurança na construção e o transporte dos segmentos, além de oferecerdiferentes tamanhos de torres (extensão até 120m).
“Encontramos um parceiro disposto a cooperar e a seis mãos criamos um processo de industrialização da construção civil feito com aço nacional”, afirma Homero Storino, gerente Comercial da ArcelorMittal Aços Longos. “Esse é mais um caso de sucesso em que a ArcelorMittal Aços Longos, líder no fornecimento de aço no Brasil para torres eólicas, buscou o entendimento do negócio do cliente a fim de ter condições de oferecer e criar soluções que gerem valor para todos”, completa.
O Grupo Cortez, que já atuava nas obras civis para fundação das torres eólicas, queria expandir seu negócio e ofertar uma solução mais completa para seu cliente.. A empresa vislumbrou um mercado para a construção de toda a estrutura (fundações e torre), para isso, precisava do fornecimento de uma malha de aço especial.
A ArcelorMittal promoveu um encontro com um fabricante que desenvolveu o equipamento automatizado, específico para soldagem do aço nas dimensões requeridas. Assim, criou-se uma fábrica móvel para construção de torres eólicas de concreto armado que apresentam vantagens quanto à logística (a torre é produzida in loco, no próprio parque eólico), à segurança do transporte (feito apenas dentro do parque, sem risco de acidentes nas rodovias), à economia regional por meio da nacionalização do produto e quanto à manutenção. Além disso, as torres eólicas de concreto, diferentemente das metálicas, tem maior vida útil e exigem menos manutenção (reduz o custo de manutenção das torres eólicas - num período de 10 anos - em até 12%).
Graças a esse novo método, hoje, a CTZ Eolic Tower tem flexibilidade de produzir torres entre 80 e 120m - concreto armado sustentado pela malha de aço ArcelorMittal - com potencial para abrigar aerogeradores de 1,5 a 3 MW. O sistema está atualmente sendo implantado nos complexos de Icaraízinho de Amontada e Taí¬ba, no Ceará, onde serão instaladas 58 dessas torres até agosto de 2013. Para esses parques eólicos a ArcelorMittal Aços Longos espera vender 5 mil toneladas de aço entre vergalhões e cordoalhas. Espera-se ainda a utilização dessa fábrica móvel para a construção de outras 100 torres para outros parques eólicos brasileiros.
“ ArcelorMittal é uma parceira estratégica para o grupo Cortez, tanto do ponto de vista técnico como na viabilidade do negócio. Foi por meio da solução oferecida pela ArcelorMittal que o grupo Cortez ampliou sua atuação no setor de energia eólica, oferecendo ao mercado torres de concreto nacionais de melhor relação custo-benefí¬cio”, afirma Ricardo Cortez, presidente do grupo Cortez.
Para cada torre eólica de concreto são necessárias cerca de 82 toneladas de aço. O aço ArcelorMittalapresenta um diferencial para o uso em torres eólicas por ser 100% soldável, facilitando e agilizando o processo de construção. Além disso, a ArcelorMittal entrega o aço cortado e dobrado, especialmente para o equipamento fazer a malha de aço necessária à estrutura dos segmentos, sem desperdí¬cio ou perda de material.
23 de julho 2020
25 de junho 2020
28 de maio 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade