Sustentabilidade
Portal 2014
06/09/2012 09h47 | Atualizada em 06/09/2012 18h25
Os quatro reservatórios para captação de água da chuva no Estádio Nacional Mané Garrincha começaram a ser construídos nesta terça-feira (4). Os trabalhos fazem parte do projeto de sustentabilidade da nova arena.
A intenção é reutizar a água nos vasos sanitários, mictórios, irrigação e lavagem em geral. No processo, ela será captada na cobertura e conduzida até o subsolo do estádio por meio de quatro canais. Depois, ocorrerá o tratamento e o armazenamento em cisternas, com capacidade para guardar 350m³ (cúbicos), o equivalente a duas piscinas semiolímpicas.
Com a implantação do sistema, o estádio de Braspilia poderá ter uma economia de 40% no consumo de água. "
...Os quatro reservatórios para captação de água da chuva no Estádio Nacional Mané Garrincha começaram a ser construídos nesta terça-feira (4). Os trabalhos fazem parte do projeto de sustentabilidade da nova arena.
A intenção é reutizar a água nos vasos sanitários, mictórios, irrigação e lavagem em geral. No processo, ela será captada na cobertura e conduzida até o subsolo do estádio por meio de quatro canais. Depois, ocorrerá o tratamento e o armazenamento em cisternas, com capacidade para guardar 350m³ (cúbicos), o equivalente a duas piscinas semiolímpicas.
Com a implantação do sistema, o estádio de Braspilia poderá ter uma economia de 40% no consumo de água. "Vai depender do regime de utilização do estádio, mas podemos estimar uma duração de, aproximadamente, quatro meses de utilização dessa água", disse Sérgio Graça, coordenador do Comitê Organizador Brasília 2014.
A iniciativa de reutilizar água pluvial está de acordo com as regras para a obtenção da certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida a construções sustentáveis.
A cargo do consórcio Brasília 2014, formado pelas construtoras Via Engenharia e Andrade Gutierrez, a obra do estádio de Brasília chegou à marca de 72% de execução no final de agosto. A conclusão está prevista para fevereiro de 2013.
A arena receberá a abertura da Copa das Confederações no dia 15 de junho. No Mundial 2014, será palco de sete partidas.
08 de julho 2020
25 de junho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade