Mercado
Assessoria de Imprensa
16/08/2012 12h35 | Atualizada em 16/08/2012 16h57
O uso de tecnologias inovadoras no setor de infraestrutura vem contribuindo para o aumento da produtividade e competitividade das empresas desse segmento e, também, está impulsionando o surgimento das chamadas “cidades do futuro”. Recentemente, a consultoria KPMG divulgou o relatório global Infraestrutura 100: Cidades Mundiais, que incluiu a seleção de 100 projetos pioneiros na área em todo o mundo. O Brasil teve dez projetos escolhidos, o que corresponde a metade do que foi apresentado pela América do Sul.
Essa crescente adoção de tecnologia e inovação na área de infraestrutura para melhor obtenção de resultados efetivos em termos de qualidade, sustentabilidade ambie
...O uso de tecnologias inovadoras no setor de infraestrutura vem contribuindo para o aumento da produtividade e competitividade das empresas desse segmento e, também, está impulsionando o surgimento das chamadas “cidades do futuro”. Recentemente, a consultoria KPMG divulgou o relatório global Infraestrutura 100: Cidades Mundiais, que incluiu a seleção de 100 projetos pioneiros na área em todo o mundo. O Brasil teve dez projetos escolhidos, o que corresponde a metade do que foi apresentado pela América do Sul.
Essa crescente adoção de tecnologia e inovação na área de infraestrutura para melhor obtenção de resultados efetivos em termos de qualidade, sustentabilidade ambiental e produtividade nas obras será debatido no III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura, marcado para o dia 30 de outubro, no Centro Fecomércio de Eventos (SP).
De acordo com Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, promotora do evento, as grandes construtoras brasileiras estão atentas para os novos métodos construtivos que vêm surgindo no País e, também, no exterior, objetivando aplicá-los com exatidão de acordo com as características de cada obra. “Um dos maiores desafios dessa e da próxima década é, sem dúvida, o desenvolvimento de uma infraestrutura sustentável, seja na questão energética, urbana, viária ou aeroportuária”, afirma.
Cada aspecto da aplicação de novas tecnologias e inovações será abordado nas oito palestras, proferidas por renomados profissionais e especialistas, incluindo, o ex-ministro da Fazenda e consultor na Tendências Mailson da Nóbrega, o diretor do departamento das Indústrias Intensivas em Mão de Obra e Recursos Naturais do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marco Otávio Prates, o diretor executivo da Fundação Vanzolini, José Joaquim do Amaral Ferreira, o diretor técnico do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), Anderson Benite, o sócio-diretor da Pieraccini Desenvolvimento de Empresas, Valter Pieraccini, o pesquisador do Instituto de Pesquisas Técnicas do Estado de São Paulo (IPT) Ercio Thomaz, o engenheiro agrônomo do Departamento de Construções Rurais da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp Antonio Ludovico Beraldo e o professor de consultor em gestão empresarial Waldez Ludwig.
O III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura é direcionado a todos os profissionais da cadeia produtiva da construção e os profissionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação, sendo uma oportunidade para conhecer métodos construtivos inovadores e sustentáveis e suas aplicações, encontrar novas formas de incentivos fiscais e financiamentos para seus projetos de P,D&I, trocar experiências, e adquirir informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas.
As inscrições para participar do III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura – Tecnologia e Inovação estão abertas. Para se inscrever, é só entrar no site oficial www.sobratemaforum.com.br e clicar na seção “inscrições”. As vagas são limitadas.
Conheça a programação
08h00 Welcome Coffee / Credenciamento
09h00 Abertura / Mestre de Cerimônias
09h15 Discurso de Boas Vindas
Afonso Mamede - presidente da Sobratema
09h30 Sustentabilidade em Processos Construtivos
José Joaquim do Amaral Ferreira - diretor Executivo Financeiro e diretor de Certificação da Fundação Carlos Alberto Vanzolini
10h15 Certificações Green Building no Brasil
Anderson Benite - diretor técnico da Unidade de Sustentabilidade do CTE
11h00 Coffee Break / Visitação Exposição
11h30 Tecnologias Inovadoras e a Sustentabilidade em Arquitetura e Construção
Antonio Ludovico Beraldo - engenheiro agrícola do Departamento de Construções Rurais da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp
12h15 Incentivos Fiscais para Inovação Tecnológica
Valter Pieracciani - sócio-diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas e da Prittchet Rummler Brache do Brasil
13h00 Brunch / Visitação Exposição
14h30 Principais fatores da competitividade: estratégias, excelência, inovação e talento
Waldez Ludwig - consultor em gestão empresarial
15h15 Construção Civil: Tecnologia em Materiais e processos
Ercio Thomaz - pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT
16h00 Coffee Break / Visitação Exposição
16h30 O desafio do aumento de produtividade na construção: como a inovação pode contribuir?
Marco Otávio Bezerra Prates – diretor do Departamento das Indústrias Intensivas em Mão de Obra e Recursos Naturais – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
17h15 Perspectivas da Economia Brasileira
Mailson da Nóbrega - sócio da Tendências Consultoria
18h00 Apresentação da Pesquisa "Principais Investimentos em Infraestrutura no Brasil até 2016"
Mário Humberto Marques - vice-presidente da SOBRATEMA
18h30 Encerramento
Serviço:
III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura - Tecnologia e Inovação
Data: 30 de outubro de 2012
Horário: 8h às 18h30
Local: Fecomércio - Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - São Paulo São Paulo/SP
Inscrições e Informações: www.sobratemaforum.com.br
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade