Infraestrutura
Assessoria de Imprensa
30/10/2014 08h54
Uma das soluções que está despontando para a melhoria da mobilidade urbana, é o validador eletrônico DG Smart. Em São Paulo, até janeiro de 2015, as operadoras de transporte urbano terão que equipar todos os ônibus com o novo modelo. Parte da frota da SPTrans já está operando com o novo sistema. “A mudança vai impactar positivamente o transporte público da capital paulista, pois permitirá redução de fraudes nas utilizações dos cartões de Bilhete Único. Para os usuários, o sistema é ágil e prático para uso no dia a dia”, destaca o diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho. Um dos diferenciais do DG Smart é uma câmera instalada no aparelho, que possibilita a verificação dos passageiros que possuem benefícios
...Uma das soluções que está despontando para a melhoria da mobilidade urbana, é o validador eletrônico DG Smart. Em São Paulo, até janeiro de 2015, as operadoras de transporte urbano terão que equipar todos os ônibus com o novo modelo. Parte da frota da SPTrans já está operando com o novo sistema. “A mudança vai impactar positivamente o transporte público da capital paulista, pois permitirá redução de fraudes nas utilizações dos cartões de Bilhete Único. Para os usuários, o sistema é ágil e prático para uso no dia a dia”, destaca o diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho. Um dos diferenciais do DG Smart é uma câmera instalada no aparelho, que possibilita a verificação dos passageiros que possuem benefícios (descontos ou gratuidades), comparando as fotos previamente cadastradas com aquelas realizadas no momento da validação.
Outra tecnologia em destaque é o Sistema de Controle Adaptativo de Trânsito em tempo real, o SCATS. A solução permite alterar automaticamente os tempos de verde dos semáforos conforme a aproximação de veículos dos cruzamentos com o auxílio de detectores virtuais com câmeras de vídeo. Um dos casos mais recente e positivo foi o de Recife. Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urba no (CTTU), o município obteve melhorias no desempenho das suas vias. Na avaliação técnica foi apurado que houve aumento médio na velocidade operacional dos veículos, chegando a 200% em alguns casos. Além disso, a população, de forma intuitiva, percebeu a mudança entre os regimes de gestão semafórica a que estava submetida a via. O SCATS também está presente em cidades como Osasco, Vitória, Cabo de Santo Agostinho, São José dos Campos e Belo Horizonte.
Em relação aos estacionamentos rotativos públicos, o Parquímetro Street segue consolidado no mercado brasileiro. A tecnologia para gerenciamento de vagas está presente em mais de 50 municípios de nove estados do País, com mais de 3 mil equipamentos em operação. Entre as capitais, Florianópolis, Vitória e Rio Branco já adotaram esta solução. Uma das mais recentes inovações do parquímetro é o teclado alfanumérico, que permite informar, por exemplo, a placa do veículo e vaga utilizada. “O parquímetro também opera com energia solar e regula num período máximo de horas configurável a ocupação da vaga e as formas de pagamento. Monitorando de forma remota via celular, transmitindo informações de arrecadação, alarmes operacionais de troca de papel e coleta de valores ao sistema centralizado pela Internet”, completa Trindade.
16 de abril 2020
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