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Grupo CCR inicia obras do novo traçado da Serra das Araras na Via Dutra

O investimento de R$ 1,5 bilhão prevê a implantação de 24 viadutos, duas rampas de escape na pista de descida, melhoria em 14 pontos de acesso e a implantação de uma via marginal na pista sul, sentido São Paulo

ABCR

17/04/2024 10h17 | Atualizada em 17/04/2024 13h36


Uma das obras rodoviárias mais aguardadas do país começa a sair do papel nos próximos dias, quando o Grupo CCR, inicia a implantação do novo traçado da Serra das Araras, na Via Dutra (BR-116), no estado do Rio de Janeiro.

O conjunto de intervenções soma o investimento de R$ 1,5 bilhão e vai gerar mais de cinco mil empregos diretos e indiretos a fim de trazer mais segurança viária, fluidez e conforto aos clientes que trafegam no trecho.

As obras serão executadas pela concessionária CCR RioSP e vão readequar o atual traçado da pista de subida (sentido São Paulo), transformando-a na nova pista de descida

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Uma das obras rodoviárias mais aguardadas do país começa a sair do papel nos próximos dias, quando o Grupo CCR, inicia a implantação do novo traçado da Serra das Araras, na Via Dutra (BR-116), no estado do Rio de Janeiro.

O conjunto de intervenções soma o investimento de R$ 1,5 bilhão e vai gerar mais de cinco mil empregos diretos e indiretos a fim de trazer mais segurança viária, fluidez e conforto aos clientes que trafegam no trecho.

As obras serão executadas pela concessionária CCR RioSP e vão readequar o atual traçado da pista de subida (sentido São Paulo), transformando-a na nova pista de descida (sentido Rio de Janeiro).

Em paralelo, uma nova pista de subida será construída. As novas vias da Serra das Araras contarão com quatro faixas por sentido, além do acostamento e uma faixa de segurança, garantindo mais segurança viária e conforto aos clientes e trazendo mais fluidez ao trânsito.

O trecho da Serra das Araras, projetado na década de 1940, enfrenta o desafio de se adaptar ao grande volume de tráfego que circula diariamente por ali.

Hoje, cerca de 390 mil veículos circulam pelos dois sentidos mensalmente, dos quais 36% deles veículos de carga. Juntos, eles transportam mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o que dá uma dimensão da importância logística das Serra das Araras para o transporte de cargas no país.

“Ao executar essas intervenções, atendemos a um pedido antigo de quem transita pela Via Dutra. O novo traçado vai elevar o patamar de excelência da rodovia para uma outra categoria”, afirma Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias.

“Na prática, estamos melhorando a condição de conforto, fluidez e segurança viária, o que irá contribuir para intensificar o fluxo de veículos entre as duas maiores capitais do país”, completa o executivo.

Os ganhos apontados pelo presidente da CCR Rodovias se explicam pelo aumento no número de pistas. Hoje, são duas faixas para descer a Serra das Araras e outras duas faixas para subir. Depois de concluída, serão oitos faixas – quatro para cada sentido –, além dos acostamentos, um em cada sentido. Isso permitirá aumentar a velocidade de circulação de 40km/h para 80km/h, tanto na descida como na subida da Serra. Isso permitirá reduzir em 25% o tempo de percurso na pista de subida, sentido São Paulo, e em 50% na pista de descida, sentido capital fluminense.

Execução das obras – O investimento de R$ 1,5 bilhão prevê a implantação de 24 viadutos, duas rampas de escape na pista de descida, melhoria em 14 pontos de acesso e a implantação de uma via marginal na pista sul, sentido São Paulo. As obras compreendem um trecho de oito quilômetros por sentido, totalizando 16 quilômetros de extensão, entre o km 225 e o km 233. Neles, serão construídas 93 contenções, oito pontos de ônibus e três passarelas.

As obras devem durar 52 meses e contarão com mais de 30 canteiros simultâneos, o que vai gerar 5 mil empregos diretos e indiretos. A maior parte da mão de obra será absorvida dos municípios de Piraí (RJ) e Paracambi (RJ). A previsão da concessionária é de entregar a nova pista de subida em 2028. Já a pista de descida deverá ser concluída em 2029.

Para implantar a nova estrutura, será necessário o uso de explosivos para detonação de rochas. A intervenção deve durar 29 meses, impactando o tráfego na região, com interdições programadas – em dias e horários específicos – da pista sul, sentido capital paulista. Ao todo, serão 2,5 milhões de metros cúbicos de escavações. Para lidar com uma obra desta magnitude, a CCR vai construir uma Central de Britagem e fará o reaproveitamento dos resíduos gerados na construção.

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