CNN
25/09/2024 13h34
O governo federal vai incluir as regiões Nordeste e Sudeste, além de Goiás e Tocantins, no plano que propõe cinco rotas para a integração da América do Sul.
Estes estados ficaram de fora do desenho inicial do programa e serão o foco de nova fase da iniciativa tocada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
Nas primeiras duas fases do programa, uma comitiva da pasta visitou os onze estados brasileiros que têm fronteira no continente, além dos países vizinhos.
A partir deste mês se inicia a “fase três” do plano, em que todas as UFs que continuam de fora serão procuradas pelo Minis
...O governo federal vai incluir as regiões Nordeste e Sudeste, além de Goiás e Tocantins, no plano que propõe cinco rotas para a integração da América do Sul.
Estes estados ficaram de fora do desenho inicial do programa e serão o foco de nova fase da iniciativa tocada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
Nas primeiras duas fases do programa, uma comitiva da pasta visitou os onze estados brasileiros que têm fronteira no continente, além dos países vizinhos.
A partir deste mês se inicia a “fase três” do plano, em que todas as UFs que continuam de fora serão procuradas pelo Ministério.
“O mais importante das fases ‘um’ e ‘dois’ foi verificar como pode se dar a integração entre o Brasil e os vizinhos. Agora é ver como os estados restantes podem se conectar ao desenho das cinco rotas estabelecidas”, explica em o secretário de Articulação Institucional da pasta, João Villaverde.
Para incluir estes estados, o Ministério pretende colocar as ferrovias — modal que ficou em segundo plano até aqui — no mapa das rotas. Uma série de estados seriam adicionados ao desenho somente ao inserir os 2.257 km da Ferrovia Norte-Sul, que vai do Porto de Pequim (MA), ao de Santos (SP), cortando Goiás e Tocantins no caminho.
Também devem ser incluídas as ferrovias Fico, que ligaria Lucas do Rio Verde (MT) a Mara Rosa (GO); Fiol, de Figueirópolis (TO) ao Porto de Ilhéus (BA); e a Transnordestina, de Eliseu Martins (PI) aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).
Diferentemente da Norte-Sul, estes projetos estão em andamento e enfrentam uma série de impasses.
Por esta razão, Villaverde destaca o papel de recém-criada comissão interministerial, com 12 pastas, que abordará o tema. Neste colegiado o MPO espera tratar da integração diretamente com as demais áreas interessadas.
O Ministério dos Transportes e do Meio Ambiente, envolvidos nos projetos ferroviários, por exemplo, fazem parte do grupo.
Antes de começar a mexer no mapa, porém, o Planejamento quer ouvir os estados sobre as melhores soluções para integrá-los ao plano.
“É possível, por exemplo, ir do Porto de Santana (AP), que faz parte do Plano, aos portos de Pecém e Itaqui (MA), em cabotagem. Mas se a melhor maneira é essa ou hidrovia ou rodovia quem vai dizer são os estados”, diz.
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade