Assessoria de Imprensa
19/03/2025 10h02
O governo do estado de São Paulo assinou o contrato com a Ecovias para a concessão da Rodovia Raposo Tavares. O acordo, firmado por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), foi anunciado pela empresa na segunda, dia 17 de março.
O leilão da concessão da Raposo Tavares foi arrematardo pela Ecovias, empresa que já é reponsável por 11 rodovias brasileiras, por R$ 2,19 bilhões no final de 2024. O edital prevê que a rodovia fique sob gestão da iniciativa privada pelos próximos 30 anos.
Nova Raposo - A Raposo Tavares liga a zona oeste da cidade de São Paulo à região metropolitana, passando p
...O governo do estado de São Paulo assinou o contrato com a Ecovias para a concessão da Rodovia Raposo Tavares. O acordo, firmado por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), foi anunciado pela empresa na segunda, dia 17 de março.
O leilão da concessão da Raposo Tavares foi arrematardo pela Ecovias, empresa que já é reponsável por 11 rodovias brasileiras, por R$ 2,19 bilhões no final de 2024. O edital prevê que a rodovia fique sob gestão da iniciativa privada pelos próximos 30 anos.
Nova Raposo - A Raposo Tavares liga a zona oeste da cidade de São Paulo à região metropolitana, passando por 10 municípios: Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu das Artes.
O edital de concessão prevê o investimento em duplicações, implantação de faixas adicionais; vias marginais; novos dispositivos; adequação de obras de artes especiais; novas passarelas; e pontos de ônibus.
Deverá ser instalado um novo pedágio na altura do quilômetro 11 da Raposo, região do bairro Butantã, e a construção de pistas marginais e obras para reduzir acidentes.
Também é prevista a construção de 50 quilômetros de pistas marginais ao longo do trecho urbano da Raposo Tavares e de 20 quilômetros de quartas faixas para ampliar a capacidade do tráfego. Além disso, será construído um túnel na chegada de São Paulo até a Marginal Pinheiros, com três viadutos para desafogar o trânsito.
O governo do Estado de São Paulo fez diversas alterações no projeto da Nova Raposo desde a sua aprovação. Além da implementação de ciclovias, o projeto original sofreu mudanças quanto à construção de novas vias e viadutos.
As implementações são uma tentativa de resposta da Secretaria de Parcerias em Investimentos aos pedidos feitos pelos moradores, que têm reivindicado a suspensão da concessão por meio do movimento “Nova Raposo Não”.
Segundo a pasta, o governo atendeu mais de 60% das reivindicações feitas durante as audiências públicas realizadas em abril de 2024.
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