Mercado
Assessoria de Imprensa
09/02/2016 00h00
Os valores relativos aos pneus representam entre 8% e 12% do custo-horário total de equipamentos de linha amarela, em condições normais de trabalho em uma obra. Essa é uma estimativa do Programa Custo-Horário de Equipamentos da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema). Outras fontes do mercado avaliam que os pneus respondem por um índice ainda maior quando se trata dos custos operacionais de uma frota de equipamentos móveis de construção, com cerca de 20% a 30%.
Esses dois percentuais explicam a razão pela qual o gerenciamento desse insumo vem se tornando um fator importante para as empresas e os profissionais do setor. Atualmente, no mercado, existem recursos e sistemas para contribuir com a ma
...Os valores relativos aos pneus representam entre 8% e 12% do custo-horário total de equipamentos de linha amarela, em condições normais de trabalho em uma obra. Essa é uma estimativa do Programa Custo-Horário de Equipamentos da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema). Outras fontes do mercado avaliam que os pneus respondem por um índice ainda maior quando se trata dos custos operacionais de uma frota de equipamentos móveis de construção, com cerca de 20% a 30%.
Esses dois percentuais explicam a razão pela qual o gerenciamento desse insumo vem se tornando um fator importante para as empresas e os profissionais do setor. Atualmente, no mercado, existem recursos e sistemas para contribuir com a maior eficiência em sua gestão, possibilitando, por exemplo, o monitoramento da pressão de inflação, a temperatura e a aceleração angular dos pneus em operação, com transmissão de dados em tempo real e emissão de alertas quando há alguma anormalidade. Com isso, é possível realizar um planejamento mais assertivo para a troca de pneus e para a definição do melhor momento para reforma, além de possuir um maior controle de quilometragem rodada, de gerar uma economia de combustível e proporcionar uma maior vida útil desse componente.
Um dos principais cuidados com esse insumo é a pressão de inflação, que influencia fortemente a vida útil do pneu, em especial, em modelos utilizados em grandes equipamentos de transporte de carga. O monitoramento desse item ajuda a evitar tanto a alta como a baixa pressão, ambas com impacto no custo dos pneumáticos. Por isso é importante observar a frequência e o valor da calibragem. No caso da queda de pressão, ela pode estar relacionada, também, a vazamentos ocasionados por furos, falhas no ajuste entre o talão e a roda ou pela porosidade dos pneus.
A Comercial Rodrigues possui o preenchimento antifuros TYRFIL, que é uma mistura de poliuretano aplicado pela válvula do pneu e totalmente curado em 48h, transformando-se em uma borracha sintética elástica substituindo todo o ar, melhorando o desempenho e a segurança. “A tecnologia avançada do produto fornece a durabilidade e segurança de um pneu maciço com o conforto de um pneumático, evitando constantes paradas e perdas de produtividade”, explica Jorge Rodrigues, CEO da Comercial Rodrigues, empresa que participará da BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de junho de 2017, em São Paulo.
Além do preenchimento antifuros TYRFIL, a Comercial Rodrigues dará destaque também na BW Expo 2017 para as correntes de tração e blindagem LASZIRH para proteção de pneus nas mais diversas aplicações, incluindo mineração, reciclagem, silvicultura, sucata, escória quente, e os pneus maciços OTR (fora de estrada) TY CUSHION, que são fabricados com borrachas sólidas elásticas de baixo calor, projetados para melhorar a absorção de choque permitindo um rodar similar ao pneumático nas mais diversas aplicações e situações.
A BW Expo 2017 comporá a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, que contará ainda com a Construction Expo 2017 – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos, a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração e o Sobratema Summit 2017, maior evento de conteúdo da área da construção e do setor do meio ambiente do mercado brasileiro.
“Entendemos que a realização dos eventos simultaneamente será muito importante para nós expositores, pois agregará um público ainda mais qualificado. Estaremos presentes e levaremos muitas novidades”, afirma Rodrigues, que pretende, além de apresentar seus produtos e tecnologias para os vários segmentos e setores presentes na BW Expo, gerar relacionamento e fazer network para fomentar novos negócios. “O evento é perfeito para disseminação de conhecimento e para compartilhamento de experiências, permitindo a expansão da rede de relacionamentos e contatos, e favorecendo a qualificação e a ampliação do público visitante, o que resulta em mais oportunidades de negócios”, enfatiza.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade