Assessoria de Imprensa
09/10/2024 13h11 | Atualizada em 10/10/2024 08h58
Em meio à crise climática no Brasil e ao novo aumento na conta de luz dos brasileiros, a geração renovável, incluindo as fontes solar, eólica, biomassa e hídrica, tem colaborado para o abastecimento elétrico de forma limpa, sustentável e competitiva.
Adicionalmente, as fontes renováveis têm evitado uma escalada ainda maior na emissão de poluentes para a geração de eletricidade no país, considerando o atual momento de mais queima de combustíveis fósseis enfrentado pelo setor.
Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), com base em dados e estimativas do O
...Em meio à crise climática no Brasil e ao novo aumento na conta de luz dos brasileiros, a geração renovável, incluindo as fontes solar, eólica, biomassa e hídrica, tem colaborado para o abastecimento elétrico de forma limpa, sustentável e competitiva.
Adicionalmente, as fontes renováveis têm evitado uma escalada ainda maior na emissão de poluentes para a geração de eletricidade no país, considerando o atual momento de mais queima de combustíveis fósseis enfrentado pelo setor.
Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), com base em dados e estimativas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a fonte solar foi responsável por 9,6% de todo o suprimento elétrico do Brasil, entre os meses de agosto e setembro de 2024 (1/8 a 19/9), com mais de 7,5 mil megawatts médios (MWmédios).
Pouco mais da metade do abastecimento veio da geração própria solar (4,6 mil MWmédios), ou seja, sistemas solares instalados em telhados e pequenos terrenos.
Somando as demais fontes renováveis, como hídrica (49 mil MWmédios), eólica (11 mil MWmédios) e biomassa (1,4 mil MWmédios), o abastecimento renovável neste período chegou a cerca de 90,4% da demanda elétrica brasileira.
Com mais de 47 gigawatts (GW) de potência instalada operacional, somando as grandes usinas e os pequenos sistemas de geração própria solar, a tecnologia fotovoltaica já evitou a emissão de 57 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade desde 2012.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade